O que é a Igreja Messiânica Mundial

A Igreja Messiânica Mundial cria e difunde uma cultura espiritual em interação com o desenvolvimento da cultura material, tendo por finalidade o advento do Paraíso Terrestre.

Não há dúvida de que Paraíso Terrestre é uma expressão que se refere ao mundo ideal, onde não existem doença, pobreza e conflito. O Mundo de Miroku(1), anunciado por Buda Sakyamuni(2), a chegada do Reino dos Céus, profetizada por Jesus Cristo, o Mundo de Serenidade e Paz, proclamado por Nitchiren(3), e o Pedestal do Néctar, idealizado pela Igreja Tenrikyo(4), têm o mesmo significado do Paraíso Terrestre que nós proclamamos. Entretanto, a diferença é a questão do tempo, que não foi anunciada por nenhum dos fundadores. Por meio da Iluminação espiritual, intuí que esse tempo está muito próximo. E o que isso significa? Que é iminente o momento da Destruição da Lei Búdica(5), prevista por Buda, e do Fim do Mundo ou Juízo Final, profetizados por Jesus Cristo.

Seria uma felicidade se o Paraíso Terrestre pudesse ser estabelecido sem que nada precisasse ser mudado. Contudo, como se trata da construção de um mundo novo, ideal, é indispensável que se faça uma prestação de contas do velho mundo. É como na construção de uma nova casa, quando se fazem necessárias a demolição da casa velha e a limpeza do terreno. Naturalmente, existirão muitas coisas úteis da casa velha que serão poupadas. Evidentemente, esta seleção será feita por Deus. Portanto, para que o ser humano seja preservado, é necessário que ele se torne útil para o novo mundo. Dessa forma, poderá ultrapassar facilmente a grande fase de mudança, e isso significa ser aprovado no exame divino. A seguir, explicarei a respeito da fé como o único caminho para tal.

As qualificações para ultrapassar essa fase de grande transição do mundo são: 1) ser saudável, livre de doenças; 2) estar liberto dos sofrimentos da pobreza; 3) amar a paz e ter aversão ao conflito. Ou seja, ser uma pessoa capaz de viver em um mundo isento de doença, pobreza e conflito.

Deus não só resguardará aqueles que tiverem essas três grandes qualificações, como também se utilizará deles como pessoas capacitadas para o mundo que irá surgir. Certamente, creio que não há discordância entre os desígnios de Deus e os ideais do ser humano. Existiria, então, uma maneira para obtermos essas três qualificações? Nossa religião se empenha para ensinar e conduzir as pessoas a adquirir tais qualificações bem como transmitir-lhes as bênçãos de Deus.

5 de Setembro de 1948

Alicerce do Paraíso Vol. 1 (revisado)

 

 

(1) Mundo de Miroku: Refere-se à vinda do Buda do futuro (Miroku ou Maitreya), que ocorrerá quando os ensinamentos de Buda Sakyamuni tiverem sido esquecidos, para dar início a uma nova era e transformar este mundo em paraíso.

(2) Buda Sakyamuni: Título referente a Sidarta Gautama (563 a.C. – 483 a.C.), cujos ensinamentos deram origem ao Budismo na Índia. (3) Nichiren: Nichiren ou Nichiren Shonin (1222-1282) é o nome pelo qual ficou conhecido o monge budista japonês Zesho-bo Rentyo. (4) Igreja Tenrikyo: Religião japonesa fundada em 1838 por Miki Nakayama (1798-1887).

(5) Destruição da Lei Búdica: Refere-se à época em que, segundo a tradição do Budismo Theravada, a humanidade esquecerá as leis de conduta moral de Buda Sakyamuni.

244 Views

Partilhar amor

Procura mais alguma coisa?

Relacionados:

Ensinamento do dia
Reminiscência do dia
Ensinamento | Estudo Diário