A Alegria, o Tempo e a Ordem

Todo trabalho realizado com espírito de alegria é feito com facilidade e correcção. Quando empreendemos alguma tarefa sem disposição, não só mal percebemos o que estamos fazendo como também pouco progresso alcançamos. Faço o meu trabalho com espírito de recreação com alegria e sempre com disposição. Espero que os membros da nossa Igreja adoptem esse mesmo espírito nos seus empreendimentos. Ele é bastante conveniente.

Muitas são as pessoas que nada vêem de errado ao expenderem grandes esforços naquilo que fazem. Elas acham natural e chegam mesmo a se envaidecer. Cada vez que trabalhei sem estar integrado completamente na tarefa, disse a mim mesmo, ao notar que as coisas começavam a parecer erradas: “É porque tenho tentado trabalhar arduamente”. Então, parava, e fazia qualquer outra coisa. O exagerado esforço raramente dá bons resultados. Quanto mais suave e facilmente procedermos, maior virá a ser a nossa eficiência. O mesmo acontece na ministração do Johrei. Quando o Johrei for ministrado com espírito de alegria, os seus resultados serão bons. E quanto melhores forem os seus resultados, mais felizes nos sentiremos.

Outro factor importante a considerar é o tempo. Nenhum projecto deve ser empreendido prematuramente. Se nos parecer que o tempo adequado ainda não chegou, devemos saber esperar, pois a despeito de sua possível importância, o projecto não poderá funcionar facilmente.

Ainda um outro aspecto que muito afecta o resultado de nossos empreendimentos é a ordem. Podemos iniciar um plano supondo que tudo já foi bem considerado e que a sua realização não terá impedimento. Mas, no entanto, contrariando a nossa expectativa, poderemos encontrar obstáculos.

Procurando refletir sobre o caso, verificaremos não termos procedido na devida ordem. Desde que a Lei da Ordem seja obedecida, tudo marchará suavemente.

A Inteligência da Percepção Verdadeira (Tchie Shokaku) é da maior importância, pois ela afecta grandemente o resultado de todo empreendimento. Aqueles que alcançaram tal percepção vão rapidamente ao ponto vital das coisas.

Consideremos o Johrei. Quando os seus resultados não são encorajadores, o motivo deve repousar na postura com a qual ele foi ministrado ou recebido. Talvez o espírito de prece esteja faltando naquele que o ministrou. Talvez esteja sendo ministrado a uma pessoa cuja família se opõe ao recebimento do Johrei. Então, a actuação da Luz será mais fraca, pois a atitude de recusa, mesmo se apenas uma pessoa, pode modificar os seus resultados. Os elos espirituais que ligam os membros de uma família sempre são fortes e exercem poderosa influência.

Depois que o correcto discernimento é atingido, os verdadeiros motivos das coisas que acontecem são projectados na mente da pessoa, como um espelho claro e límpido.

O Johrei e os Ensinamentos constituem o melhor caminho para a limpeza e clareza do espelho da mente. Muitas vezes, a pessoa, para a sua surpresa, na leitura destes Ensinamentos, vem a encontrar uma profunda sabedoria e a receber uma nova inspiração. Isto é devido ao facto que, inicialmente, o espelho de sua mente estava enevoado, mas à medida que o seu corpo espiritual for sendo purificado, o significado mais profundo dos Ensinamentos emerge.

Por Meishu-Sama

Os Novos Tempos

317 Views

Partilhar amor

Procura mais alguma coisa?

Relacionados:

Ensinamento do dia
Reminiscência do dia
Ensinamento | Estudo Diário