A Missão da Arte

Todas as coisas existentes no Universo possuem uma utilidade específica para a sociedade humana, ou seja, têm uma missão atribuída pelos Céus, e a arte não constitui excepção. Uma vez que o artista é um integrante da sociedade, ele deve conscientizar-se de sua missão e exercê-la plenamente, pois essa é a verdadeira arte e, também, a principal função do artista.

Entretanto, quando observo os artistas da actualidade, fico atónito com as atitudes inconsequentes da maioria. É claro que existem excelentes deles, mas grande parte esquece sua principal função, ou melhor, sequer sabe que ela existe. O pior de tudo é que, considerando-se criaturas especiais, comportam-se de acordo com sua vontade, achando que isso demonstra sua peculiaridade. Iludidos que, agindo a seu bel-prazer, conseguirão expressar toda sua genialidade, não se envergonham de suas acções e acabam gerando muitos problemas. A sociedade, por sua vez, os respeita, considerando-os pessoas especiais e aceita quase tudo o que fazem. Em decorrência disso, eles ficam cada vez mais envaidecidos.

Os artistas devem manter seu carácter mais elevado que o das pessoas em geral. Explicarei com base na religião.

É bem verdade que, nos seus primórdios, a humanidade possuía, em abundância, características animalescas. Contudo, após a era selvagem, ela vem progredindo e caminhando passo a passo rumo à civilização ideal. Neste sentido, o progresso da civilização consiste na eliminação de tais características. Chegar a esse nível significa ter alcançado o mundo da verdadeira civilização. Ainda hoje, porém, grande parte da humanidade se sente ameaçada pelas guerras, e isso se verifica porque ainda persiste uma significativa parcela de animalidade no ser humano. Portanto, são os artistas que desempenham uma das mais importantes funções na grande tarefa de eliminar a animalidade da humanidade.

Sendo assim, torna-se necessário excluir tais características do ser humano por meio da arte e elevar seu carácter. Naturalmente, esse objetivo será alcançado por meio da literatura, da pintura, da música, do teatro, do cinema. Por meio do trabalho do artista, a alma deste atrai a do povo. Falando de forma mais clara, por meio da literatura, da pintura, da música, do canto, da dança, as vibrações espirituais emitidas pela alma do artista ressoam na alma das pessoas. Em outras palavras, existe uma forte conexão entre a alma do artista e a alma do povo.

Assim sendo, se o carácter do artista for vulgar, o carácter do povo também se vulgariza; se for de uma pessoa de carácter elevado, obviamente, o sentimento do povo se aperfeiçoará. Eis a importância da arte. Em outras palavras, é preciso que o artista, por meio da sua alma, seja o orientador do povo. Neste sentido, não seria exagero afirmar que uma parte da responsabilidade pelo aumento do mal social cabe aos artistas.

Senão, vejamos: a literatura, cada vez mais erótica e grotesca; a pintura, cada vez mais monstruosa; as manifestações verbais dos artistas, assim como a música, o teatro, o cinema, de níveis cada vez mais baixos. Se analisarem minuciosamente tais factos, certamente compreenderão que minha tese não está equivocada.

Jornal Hikari no 31, 15 de outubro de 1949, Vol. 5 

130 Views

Partilhar amor

Procura mais alguma coisa?

Relacionados:

Ensinamento do dia
Reminiscência do dia
Ensinamento | Estudo Diário