Religião “Loja de Departamentos”
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Para entender mais facilmente o que é a nossa religião, vou compará-la a uma loja de departamentos. Esta comparação não é a mais apropriada para uma religião, mas considero-a a que melhor se adequa à natureza de nosso trabalho.

Eis os motivos: Sempre afirmo que o cristianismo, o xintoísmo[1], o budismo, o confucionismo[2], a filosofia, a ciência, a arte, enfim, todos os campos do conhecimento, estão presentes em nossa religião. Dedicamos especial atenção à doença e à saúde, que são do campo da ciência, e também à agricultura, às artes e a outras áreas com enfoque diferenciado.

Como seu nome[3] bem expressa, nossa religião tem por objectivo empreender a grandiosa obra de salvação e, por isso, deve salvar a tudo e a todos. Para tal, é preciso apontar as falhas existentes nos setores relacionados à vida do ser humano indicando-lhe o mais elevado direccionamento.

Realmente, o progresso da cultura contemporânea é incrível. Entretanto, é igualmente inacreditável o número de falhas apresentadas por ela. Uma vez que as superficiais são visíveis, a própria sociedade consegue constatá-las; contudo, as profundas são mais difíceis de perceber e, por essa razão, só podem ser corrigidas se desveladas pela Luz de Deus. Por esse motivo, estamos dissecando e mostrando a realidade de todos os setores da cultura actual e planejando o estabelecimento de um mundo melhor. Somente dessa forma poderemos alimentar esperanças quanto ao advento de uma era de cultura paradisíaca.

Eis, em breves palavras, o sentido de religião “Loja de Departamentos”.

28 de março de 1951

 Alicerce do Paraíso vol. 1 pág. 25

 

[1] Xintoísmo: Religião japonesa baseada em ritos e mitos que explicam a origem do mundo, do Japão e da família imperial. Sua origem se confunde com a do povo japonês.

[2] Confucionismo: Ideologia religiosa e sociopolítica criada por Confúcio (551 a.C. – 479 a.C.) na China.

[3] O nome de nossa religião em japonês é Sekai Kyussei Kyo, que significa literalmente “Igreja Salvadora do Mundo”.

 

Leia também: