Transição da Noite Para o Dia – 1ª Parte

Conforme já́ falei a respeito da relação entre o Mundo Espiritual e o Mundo Material, tudo o que se passa neste é a projecção do Mundo Espiritual, onde está ocorrendo uma grande mudança. Conhecendo-se esse fato, tudo se torna claro aos nossos olhos.

Todas as coisas existentes entre o céu e a terra nascem e se desenvolvem, bem como são criadas e destruídas pela acção daqueles dois mundos, numa evolução infinita. Numa visão ampla, o universo é macro infinito e, ao mesmo tempo, um conjunto de micro-infinitos, que é o mundo da matéria. Por meio de sua contínua transformação, a cultura se desenvolve ininterruptamente. Meditando sobre isso calmamente, não podemos deixar de sentir a vontade do Universo, isto é, o objetivo e a intenção de Deus. Em tudo há́ a distinção entre yin e yang, claro e escuro, dia e noite. Quando observamos a mudança das quatro estacões do ano, a ascensão e o declínio de todas as coisas, notamos que isso também se encaixa perfeitamente em nossa vida. Existem, ainda, as classificações pequeno, médio e grande para tudo. Aplicando tal raciocínio ao tempo, podemos dizer que, assim como ocorre a alternância do dia e da noite no espaço de um dia, ela se dá igualmente em intervalos de um, dez, cem, mil, milhares ou dezenas de milhares de anos. É um fenómeno que ocorre no Mundo Espiritual; no Mundo Material, só́ notamos a diferença no espaço de vinte e quatro horas.

Obedecendo a esta lógica, no Mundo Espiritual, é chegada a hora da mudança da noite para o dia, que, efetivamente, se processa em intervalos de alguns milhares ou dezenas de milhares de anos. Trata-se de um facto extremamente importante, cujo conhecimento é imprescindível à compreensão do princípio do Johrei. Além disso, o conhecimento dessa mudança possibilita vislumbrar o futuro do Johrei e do mundo, o que conduz o ser humano à paz interior. Explicarei como está se projetando no Mundo Material a mudança que ocorre no Mundo Espiritual, em milhares e milhares de anos.

Nesse sentido, até agora, era noite no Mundo Espiritual. Nele, da mesma forma que no Mundo Material, a noite é escura, e só́ periodicamente há́ luar. Obviamente, há́ bastante elemento água e, quando a Lua se esconde, resta somente a luz das estrelas. Se estas forem encobertas pelas nuvens, a escuridão será́ completa. Observando-se os factos do Mundo Material, que são a projecção do que ocorre no Mundo Espiritual, isso fica evidente. A alternância dos períodos de paz e guerra e a ascensão e queda das nações podem ser comparadas às fases da lua cheia e da lua nova. Agora, um ciclo se encerrou. É justamente o momento da mudança para o dia, que corresponde ao alvorecer.

A transição da noite para o dia no Mundo Espiritual acarretará uma experiência inédita para a humanidade. Uma grande, espantosa, temível e ao mesmo tempo feliz mudança está para ocorrer, e seus sinais já́ estão surgindo. Vejamos.

O Mundo do Dia é como no Mundo Material: primeiro, aparecem pinceladas da luz do Sol no horizonte, a leste. Atentem, por exemplo, para a grande transformação ocorrida no Japão, que fica no extremo leste do planeta, ou seja, o país do sol nascente. Nele já́ se iniciou o fim da cultura da noite, ou seja, da cultura existente. Observem, entre outros factos, o colapso de cidades de grande importância cultural, a situação calamitosa da economia e da indústria, a queda dos líderes e o declínio das classes privilegiadas. Tudo isso é consequência da mudança a que nos referimos.

E o que virá em seguida é a construção da cultura do dia, que também já́ está despontando, representada, no Japão, pelo desarmamento, seguido da ascensão da democracia. Esses dois acontecimentos, absolutamente inimagináveis desde o estabelecimento do Japão como nação, há́ dois mil e seiscentos anos, constituirão o primeiro passo para a consolidação da eterna paz mundial. […]

5 de fevereiro de 1947

Alicerce do Paraíso vol. 1

82 Views

Partilhar amor

Procura mais alguma coisa?

Relacionados:

Reminiscência do dia
Ensinamento | Estudo Diário