“A nobreza do homem está em sentir gratidão pelas graças recebidas e gravá-las no seu coração.”

“A nobreza do homem está em sentir gratidão pelas graças recebidas e gravá-las no seu coração.”

Quando se trata de uma doença que não acarreta risco de vida, é diferente, mas, quando houver a cura de uma doença que compromete a vida, significa que a pessoa ganhou uma nova existência. Portanto, ela achar que é sorte e ficar ocupando-se em ganhar dinheiro ou coisa semelhante significa utilizar em benefício próprio a vida que lhe foi especialmente concedida. Como sempre digo, já que a vida é sua, a pessoa acaba pensando que se trata de um patrimônio próprio. Aí se observa uma grande diferença.

Tempos atrás, um senhor de idade avançada, que trabalhava numa mina, estava condenado a morrer, devido a uma doença cardíaca, mas foi salvo. Então, ele disse que iria trabalhar firmemente para Deus, porém, sem que eu soubesse, voltou para a mina. Como não o visse há algum tempo, pensei: “Como estará passando aquele senhor?” Sendo um grande capitalista e administrador, ele tinha ido à mina, mas, não se sentindo bem, voltou correndo. Depois de receber nosso tratamento, melhorou. Aí eu pensei que desta vez ele não retornaria à mina, mas me enganei.

Como o fato tornou a se repetir, eu disse que o deixassem de lado, porque ele não tinha mais jeito; pouco tempo depois, ele morreu. Essa pessoa não valorizava muito a sua vida; até dava pena ver. É raro encontrar alguém assim, mas ouço falar frequentemente sobre casos semelhantes. Vejo muitos exemplos em Experiências de Fé. A pessoa sara de uma doença grave e diz que Deus é extraordinário, mas, quando sobrevém a repurificação, procura o médico. Faz inúmeros tratamentos e, piorando, resolve recorrer a Deus novamente. Então, sara e, desta vez, finalmente entende.

Esse tipo de pessoa realmente dá muito trabalho, mas existe muita gente assim. Doravante, devem alertar sobre esse ponto àqueles que receberam grandes graças e tiveram suas vidas salvas. Dessa maneira, a repurificação diminuirá sensivelmente. Se ela acontecer, devem explicar o porquê, esclarecendo à pessoa que é devido ao motivo acima.

Em geral, qualquer que seja a doença, uma vez que ela sara, não há motivo para ressurgir em forma mais grave. Se aparecer pela segunda vez, deverá ser mais leve. Entretanto, há muitos casos em que a repurificação é mais pesada. Isto significa que quem está errado é o homem.

Coletânea de Ensinamentos Vol. 22 (15/05/53)
O Pão Nosso de Cada Dia

Partilhar amor

Procura mais alguma coisa?

Relacionados:

Ensinamento do dia
Reminiscência do dia
Ensinamento | Estudo Diário