“…a chave do sucesso está nas nossas mãos, pois ao…”

11 de Abril, 2026

“…a chave do sucesso está nas nossas mãos, pois ao…”

MARGARIDA SILVA
JOHREI CENTER DO LARGO DO COLÉGIO ANGOLANO
NORTE-SUL
BENGUELA
ANGOLA

Tenho 55 anos de idade, resido na Província de Benguela, no Bairro Quoiche.
Sou membro e dedico como auxiliar do Sector Saité desta Unidade.

Conheci a Igreja Messiânica em 2007, por intermédio de uma missionária.

As razões do meu encaminhamento à fé messianica foram; a doença e o conflito.

A minha irmã adoeceu bastante e não tinha um diagnóstico concreto; a missionária vendo-lhe neste sofrimento, falava-nos sobre a Igreja Messiânica, até que decidimos ir. Eu a acompahava à Igreja uma vez ou outra, mas depois desisti, dizendo que jamais abandonaria a minha igreja.

Em 2018, comecei a vivenciar sérios conflitos conjugais e sentia muita dor no coração, acompanhada de tonturas. Sem ter sucesso nas consultas hospitalares, recorri aos quimbandas, que me disseram para não voltar para a minha casa, porque a maldade estava lá. Sendo assim, abandonei a casa, deixando os filhos aos cuidados do pai. Em 2020, o meu esposo revoltado, procurava saber o porquê da minha atitude, reuniu com a minha familia, mas mesmo assim, eu não aceitei voltar para casa. Depois, a minha irmã levou-me à Igreja, fui entrevistada pelo Ministro, que orientou-me a fazer a reflexão profunda, a escrever o meu historial desde a infância, mas eu ignorei. Depois de 8 meses, o meu marido partiu para o mundo espiritual. A família dele acusava-me de o ter matado, proibindo-me de aparecer no óbito, receberam a casa, o carro e outros bens; os meus filhos, decidiram ficar comigo. Aluguei um quarto, aonde vivemos durante sete meses, mas o meu problema do coração continuava e como se não bastasse, os meus filhos adoeciam muito, então decidi abandonar a casa. Em 2022, ao procurar uma outra casa para alugar, apareceu-me uma jovem que dizia ser corretora de imóveis, mostrou-me uma casa, fiquei encantada, fiz o pagamento no valor de 252.000,00kz e fui burlada. Apesar disso, os meus filhos ao receberem a primeira pensão da segurança social no valor de 6 milhões de kwanzas, em fracção de dois meses, o dinheiro acabou como se tivesse evaporado, não fiz com ele absolutamente nada e quando eles fossem ao ATM levantar as outras pensões que se reflectia na conta mensalmente, sofriam assaltos, sendo ameaçados com pistola e, levavam todo o dinheiro. Porém, eu via aquele dinheiro como se fosse algo malígno.

Certo dia, estava a lavar, quando de repente, senti uma dor como se tivesse encravado uma bala na minha cintura, meu filho ajudou-me a sentar, passando todo o dia com dor. No dia seguinte, a minha amiga levou-me à sua igreja e no momento da oração, as dores aumentaram. Ao regressar à casa, durante a noite, as dores se intensificaram, o corpo começou a picar até nas nádegas, o batimento cardíaco acelerou e a cintura entortou. Ao amanhecer, por volta das 5 horas da manhã, recebi um telefonema da minha irmã, que parecia estar aflita, perguntando-me se eu estava bem e quando disse-lhe que não, ela orientou-me a ir à Igreja para fazer oração, limpar a nave e o banheiro. Disse-lhe que tinha apenas 100kz, para levarem-me ao hospital, ela foi insistindo e como a dor era tanta, aceitei. Cheguei à Igreja com a cintura toda torta, marcando passos de camaleão, assim que comecei a orar com fervor, entregando todo o sofrimento nas mãos do Supremo Deus e do Messias Meishu-Sama, de repente a minha cintura estalou voltando ao normal, como se alguém a tivesse endireitado; depois limpei a Nave, a dor desapareceu por completo. Regressei à casa na posição normal.

No dia seguinte voltei à Igreja, fui entrevistada pelo responsável, que também orientou-me a fazer a reflexão profunda, desde a minha infância. Após tê-lo feito, quando dirigi-me ao Altar com o responsável, no momento da oração, comecei a chorar de emoção, sentindo uma leveza no meu coração.

Depois, orientou-me a materializar um donativo de esforço máximo do meu salário completo, para agradecer pelo facto de Deus permitir a minha existência neste mundo material e também materializar o donativo de esforço máximo da pensão dos meus filhos, direccionando o donativo para a construção do Solo Sagrado de África, de modo a pedir perdão ao espírito do meu esposo. Com a obediência e a sinceridade no cumprimento das orientações, a resposta foi imediata. Os familiares do meu esposo que haviam expulsado os meus filhos, chamaram-lhes e disseram o seguinte: “o nosso irmão já morreu, mas ele está a ver tudo o que se passa neste mundo, se nós agirmos ao contrário, ele vai ficar triste. Por isso, voltem a viver na vossa casa.” Assim, repartiram outros bens a todos os filhos. Portanto, fiquei muito feliz e a mágoa que sentia desapareceu completamente. Como gratidão, no dia 12 de Junho de 2022, tornei-me membro para melhor servir à Obra Divina.

A experiência de fé que passo a relatar, está relacionada com o donativo de esforço máximo.

Apesar dos meus filhos de maior idade voltarem a viver na casa própria, eu continuei a viver em casa de aluguer com os filhos menores. No entanto, fui-me empenhando nas dedicações e com isso, no mês de Outubro de 2024, ganhei a permissão de voltar a viver com todos os meus filhos na nossa própria casa.

Porém, mesmo sendo funcionária pública, auferindo um salário de bacharel e a receber a pensão dos meus filhos, comecei a passar por sérias dificuldades financeiras. Quando recebesse o salário, fazia compras de produtos da sexta básica, mas em menos de 24 horas, a maior parte acabava, o saco de arroz de 25 kg, em fracção de 4 a 5 dias acabava, voltando à estaca zero; algumas vezes passava fome, outras ia pedir fiado de bens alimentares na pracinha.

No mês de Setembro do ano passado, fiquei a reflectir seriamente sobre esta situação, nascendo em mim o sentimento de fazer o donativo de esforço máximo, mas não tinha força espiritual. No mês de Outubro, na preparação do culto às almas dos Antepassados, por orientação, decidi fazer o esforço máximo, levantando no ATM por parcelas. No dia em que levantei a última parcela, quando dirigia-me à Igreja para materializá-lo, pelo caminho recebi o telefonema de uma senhora que em 2021, devia-me 100kg de feijão e não queria pagar. Surpreendentemente, ela disse-me que iria devolver-me 60kg de feijão, fiquei feliz. Após ter materializado o donativo para a outorga da minha filha, no dia seguinte, fui ao encontro da senhora; para o meu espanto, ela devolveu-me 100kg de feijão.

Mais tarde, nasceu em mim o sentimento de materializar o segundo donativo de esforço máximo. No entanto, após tê-lo feito, uma semana depois, recebi um telefonema do meu cunhado, dizendo-me para tratar a declaração dos meus filhos para beneficiarem da pensão, proveniente da empresa do meu falecido marido. Confesso que fiquei admirada, visto que anteriormente, não tínhamos boa relação.

Porém, é de realçar que, desde 2021, eu já estava a tratar vários documentos para os meus filhos beneficiarem desta pensão, inclusive tinha contratado um advogado, mas não tive êxito. Entretanto, o meu cunhado voltou a ligar-me, pedindo que enviasse as contas bancárias dos meus filhos de maior idade e a minha conta para depositarem o valor dos meus filhos menores. Para nossa surpresa, o dinheiro se reflectiu nas contas bancárias de cada um, recebendo o correspondente a 50 meses de pensão. A emoção tomou conta de nós, pois as dificuldades financeiras passaram completamente. Deste valor, materializei um donativo para reabilitação do Johrei Center da Cabaia. Com isso, ganhei a permissão de dar sequência à construção da minha casa. A felicidade foi crescendo cada vez mais e tendo a consciência de que a vida não tem preço, peguei o meu salário do mês de Janeiro do corrente ano, materializando o terceiro donativo de esforço máximo; este gesto, deu um avanço significativo na minha vida. A empresa do meu falecido esposo, comprometeu-se em continuar a dar a pensão à minha filha cassula de 8 anos de idade, até completar 25 anos. Fiquei sem palavras, manifestando no meu íntimo a minha eterna gratidão, ao Supremo Deus e ao Messias Meishu-Sama.

Aprendi que, a chave do sucesso está nas nossas mãos, pois ao cumprirmos com sinceridade as orientações, alcançaremos o paraíso terrestre. Encaminhei mais de 15 pessoas à fé, das quais uma se tornou membro.

Para melhor servir a Obra Divina e agradecer a tamanha graça recebida de Meishu-Sama, abri a minha casa como Rede de Salvação, levando a felicidade para as outras pessoas. Consegui distribuir flores a volta da minha casa num total de 51 arranjos, foram abertas 10 casas pela primeira vez, destas 2 estão recebendo Johrei.

O meu compromisso, é de encaminhar o maior número possível de pessoas, empenhando-me na construção do paraíso terrestre.

Agradeço ao Supremo Deus, ao Messias Meishu-Sama e aos meus Antepassados, pela oportunidade de conhecer este maravilhoso caminho da salvação.

Muito obrigada!

Partilhar amor

Procura mais alguma coisa?

Relacionados:

Reminiscência do dia
Ensinamento | Estudo Diário