Sou membro e dedico neste Centro de Aprimoramento.
Conheci a Igreja Messiânica em Dezembro de 2024, por intermédio de um amigo de infância.
Os motivos que me levaram a conhecer a Igreja foram: problemas financeiros e desemprego.
A minha situação financeira começou a deteriorar-se em 2017, após o término do contrato de trabalho com a empresa onde eu trabalhava como responsável financeiro há cinco anos. Na época, fiquei despreocupado porque era também proprietário de uma empresa de transportes públicos e adicionalmente realizava trabalhos de consultoria financeira e administrativa em algumas outras empresas; então, subestimei a gravidade da perda do emprego principal e continuei vivendo despreocupado, acreditando que as coisas se resolveriam naturalmente.
No entanto, enfrentei desafios como perdas patrimoniais devido a acidentes, desvios de receitas, avarias nos veículos, e problemas com mecânicos etc. e que me levou a uma situação de pré-falência.
A perda dos veículos de transporte foi agravada pela avaria dos meus carros particulares, incluindo o da minha esposa e das crianças, obrigando-nos a depender de táxis, boleias e transporte público. Contudo, em 2020, consegui retornar ao mercado de trabalho em uma das maiores açucareiras do país, onde recebi uma viatura, combustível e outras regalias.
Durante dois anos, minhas finanças estabilizaram-se e consegui recuperar parte do meu patrimônio. Em Fevereiro de 2022, aquando das inundações que destruíram a produção de cana num projecto sob minha gestão, a empresa encerrou o projecto.
Consegui uma colocação na empresa de logística e transporte de cana, anterior prestadora de serviços do projecto onde trabalhava. Lá, trabalhei na área financeira por cerca de um ano desempenhando um cargo de chefia. No entanto, novas inundações levaram ao encerramento de postos de trabalho e mais uma vez fui dispensado.
De volta a Maputo, precisei vender parte dos meus bens para cobrir despesas de casa. Candidatei-me a várias vagas de emprego e fui contratado por empresas renomadas no cenário nacional, onde me destaquei e recebi elogios. No entanto, em todas elas, meus contratos de trabalho foram cessados em menos de um ano, sem motivos aparentes, criando-se assim um ciclo de despedimentos e períodos de desemprego e agravamento da situação financeira da minha família.
Foi então que, procurei o meu amigo, com uma proposta de negócio atraente, que ele prontamente aceitou, também como forma de me ajudar. No entanto, o negócio não prosperou, resultando em elevados custos de investimento e dívidas que permanecem por recuperar até hoje.
A situação recorrente de perda de emprego já vinha me incomodando, mas este último episódio foi um sinal gritante para perceber que a situação estava completamente perdida.
Foi assim que, durante uma conversa com esse meu amigo, ele me falou sobre a Igreja Messiânica, destacando a transformação positiva que tanto ele como um outro meu amigo obtiveram por meio da fé messiânica. Assim, decidi seguir o conselho do meu amigo que, na época, estava fora do País e sugeriu que eu não aguardasse pelo seu regresso, que eu procurasse imediatamente o outro amigo, para conversar sobre a Igreja Messiânica.
Na Igreja, fui recebido por um missionário, que me explicou as práticas básicas da fé messiânica e orientou-me a cumpri-las rigorosamente.
Com o cumprimento das práticas básicas e apenas 2 meses de frequência na Igreja, recebi tantas graças que passo a relatar algumas:
- Encontrei a paz que tanto procurava e me venho dedicando aos ensinamentos para aprimorar cada vez mais a minha fé;
- A cada dia, sinto-me mais feliz e percebo uma conexão mais profunda com os meus Ancestrais, especialmente durante os cultos de elevação espiritual e nas marchas de Johrei;
- Voltei a alcançar notabilidade profissional, com processos de emprego bem encaminhados e aguardando apenas a formalização da assinatura de contrato; assinei um, para prestar serviços de auditoria em uma grande empresa;
- Os meus negócios estão se restabelecendo gradualmente, tendo melhorado a situação financeira da minha família;
No entanto, o maior ganho que obtive até agora, é a estabilidade espiritual, que se reflectiu diretamente na minha vida emocional, social e familiar. A cada dia, sinto-me mais confiante nas mudanças que estão ocorrendo e encaro o futuro com uma perspectiva mais positiva e optimista.
Faço os meus donativos diários com muita gratidão no coração, faço o dízimo e o donativo de construção. Mantenho a Flor de Luz em casa, participo regularmente dos cultos e também das aulas para frequentadores. Já encaminhei 3 pessoas das quais uma é frequentadora assídua. Junto com um grupo de irmãos da Igreja, dedico no Bairro uma vez por semana e cuido de 2 casas.
A cada graça recebida, sempre materializo o meu donativo especial com muita gratidão no coração.
Com esta experiência de fé, aprendi que, quando dedicamos e cumprimos com as práticas básicas da fé Messiânica com sinceridade e gratidão, encontramos o verdadeiro caminho da felicidade.
No culto mensal de gratidão do mês de março de 2025, tornei-me membro, para ser usado como instrumento de Deus e poder levar o Johrei para o maior número de pessoas.
O meu compromisso, é de continuar a dedicar no encaminhamento de mais pessoas à fé messiânica para que mais pessoas sejam salvas como eu e minha família fomos.
Agradeço a Deus, ao Messias Meishu-Sama e aos meus Antepassados, pela permissão de conhecer este caminho da salvação.
Muito obrigado!
