Projecto Norokie

O Projecto Norokie volta-se para o desenvolvimento da Agricultura Natural na África do Sul. Para tal, já foi iniciada a construção da Escola de Agricultura Natural de Norokie, localizada no distrito de mesmo nome – município de Moretele, privíncia de North West, a 60 km da capital Pretória. O projecto tem como principais objectivos o processo de produção de alimentos, o ensino do sistema de Agricultura Natural e a implementação de práticas sustentáveis junto à comunidade local.

O terreno inclui 9,2 hectares e já possui dois prédios escolares, os quais serão reestruturados e ampliados para a construção da Escola Agrícola. A área conta também com o Polo Agrícola de Norokie, onde já é realizada a produção de alimentos, e que será também utilizado nas aulas práticas da escola.

Já foi realizada a perfuração de um poço com 90 metros de profundidade, que garantirá não somente o abastecimento de água da escola, como também da comunidade local.

Nos prédios escolares serão desenvolvidos programas de ensino a partir de um estudo prévio junto às famílias locais, de modo a detectar suas necessidades básicas e refleti-las no desenvolvimento do projecto. Em função desse objectivo, os cursos a serem desenvolvidos envolverão:

  • Agricultura Natural – Manejo sustentável do solo; práticas sustentáveis e hortas caseiras;
  • Alimentação natural – Oficinas de culinária; técnicas de conservação de alimentos; agroindústria de alimentos;
  • Saúde pública – Higiene e medicina preventiva;
  • Arte – Música; teatro; dança; cinema; artesanato;
  • Educação – Línguas; reforço escolar; educação para adultos; educação artística;
  • Esportes.

Por meio da implementação dessas ações, pretende-se viabilizar a autossustentabilidade da comunidade local, bem como capacitar seus integrantes a levar esse conhecimento para as comunidades vizinhas.