Dúvida

A palavra “dúvida”, embora não soe muito bem aos nossos ouvidos, representa o que há de mais precioso. Com efeito, a dúvida pode ser considerada a mãe da civilização, pois, com certeza, é a partir dela que nascem novas filosofias, teorias e ciências. O sábio chinês Zhu Xi73 disse: “A dúvida é o princípio da crença.” De facto, são palavras eternas.

Por exemplo, é natural que, entre as pessoas em geral, surjam dúvidas como: “Por que a Igreja Messiânica Mundial, uma religião nova, expandiu-se tanto em tão pouco tempo?”; “Por que será que ocorrem milagres tão maravilhosos como os relatados nas experiências de fé?”; “Como se explica a rápida construção dos protótipos do Paraíso Terrestre por meio de grandiosos projetos sem precedentes?”.

Contudo, duvidar apenas por duvidar nada significa. Acredito que surja a vontade de desvendar esses mistérios. Isso é louvável porque, a partir dessa vontade, será possível compreender a verdade, ampliar o conhecimento e desenvolver-se.

Portanto, devo dizer que, quanto mais a pessoa duvida, mais progressista ela é e terá um futuro promissor. Existem, porém, algumas sem muita sorte que, embora duvidem, infelizmente, não encontram quem lhes possa mostrar a Verdade e acabam enveredando por um labirinto em que as dúvidas geram mais dúvidas. Grande parte das pessoas é assim. Entre elas, há algumas que fazem pouco caso das verdades pregadas pela nossa Igreja e as deixam passar despercebidas. São criaturas extremamente infelizes.

Ao imaginar as pessoas que, antes, duvidavam e, hoje, após o ingresso na nossa religião foram salvas e estão repletas de alegria, conclui-se que não há nada melhor que a dúvida. Assim sendo, creio que puderam compreender que o ser humano deve ser capaz de duvidar e mais: ter coragem para expor as próprias dúvidas.

Dúvida, oh, dúvida, és maravilhosa!

 Jornal Eiko nº 96, 21 de março de 1951

Vol. 4

4 Zhu Xi ou Chu Hsi (1130–1200): sábio neoconfuciano da Dinastia Sung. Contribuiu para a síntese de todos os conceitos fundamentais de Confúcio.

117 Views

Partilhar amor

Procura mais alguma coisa?

Relacionados:

Experiência de fé do dia
Ensinamento do dia
Reminiscência do dia
Ensinamento | Estudo Diário