Author picture

INOCÊNCIO KEITA FRANCISCO

“…nós precisamos ser os primeiros a sentir o sabor daquilo que…”

JOHREI CENTER SÃO FRANCISCO DE ASSIS
CENTRO-SUL
LUANDA
ANGOLA

Sou missionário e dedico como responsável desta Unidade.

A experiencia de fé que passo a relatar, está relacionada com o cumprimento das orientações superiores.

No passado dia 06 de Janeiro, o Reverendo realizou um aprimoramento para ministros e missionários e entre vários pontos, falou muito sobre o aumento da purificação e que para isso teríamos que priorizar o Johrei dentro dos nossos lares, ministrando com respeito, humildade e convicção. O Reverendo frisou ainda que, como orientadores, somos bons em orientarmos, mas não praticamos aquilo que nós orientamos aos fiéis. Esses pontos me levaram a uma profunda reflexão.

Importa salientar que eu tive de começar esta prática em minha própria casa, aumentando o tempo da marcha no lar e a ministração com a televisão desligada e distantes do telefone.

Fruto do cumprimento dessa orientação, vivenciei as seguintes ocorrências:

– Eu estava a acompanhar uma jovem que se encontrava concebida e tinha sido diagnosticada com tuberculose avançada; por causa disso, foi forçada a ter um parto prematuro, em que a criança nasceu com pouco peso; porém, a mãe carecia de cuidados especiais, necessitando ficar internada por mais tempo. Alguns dias antes de ela receber alta, tive um sonho com o seu irmão que faleceu em 2019, que me disse: “Líder quero receber Johrei”, ao perguntar quem era ele, respondeu-me que era irmão da Lectícia e que na sua casa não tinha Johrei; pedi que se sentasse e comecei a ministrar-lhe Johrei. Ao acordar, verifiquei que era um sonho.

Assim que ela teve alta, só conseguia dormir sentada na cadeira; liguei para a sua mãe e fui até sua casa. Ao chegar, bati a porta e um menino de aproximadamente 13 anos abriu; ao olhar para o menino, era parecido com o do sonho. Importa salientar que eu não conheci pessoalmente o filho da senhora que me pediu Johrei no sonho, pois nessa altura eu ainda dedicava na Província do Bié. Ao contar o sonho à mãe, esta me relatou que este menino é de facto muito parecido com o seu falecido filho, parecendo ser a mesma pessoa; disse ainda que, em sua casa, não têm feito marcha de Johrei. Orientei que precisavam ministrar no mínimo cinco horas de Johrei à sua filha; falei ainda que, a marcha de Johrei, precisava ser com a televisão desligada. Para a surpresa de todos de casa, no mesmo dia que receberam essa orientação, quando tocou 20 horas, a televisão avariou até à data presente, priorizando assim, a marcha de Johrei.

Com a prática do Johrei, ela que não conseguia dormir deitada, mas sim na cadeira e estava com os pés completamente inflamados, recuperou a sua saúde e quando foi ao hospital, as médicas não acreditaram ser a mesma pessoa. Com esse milagre, ela despertou para voltar a dedicar.

– Um missionário com princípio de AVC, sua filha falou comigo e fui imediatamente para sua casa, onde o encontrei sem movimentos no seu lado esquerdo e não reconhecia as pessoas.

Comecei a ministrar Johrei com a postura orientada pelo Reverendo, sem nada ligado, nem mesmo o telemóvel. Depois de uma hora de Johrei, ele levantou-se e foi para o banheiro, onde ficou por mais de 30 minutos; aí pedi à sua esposa que o fosse ver. Quando ele saiu do banheiro, começou a saudar todos os filhos, perguntando aonde ele estava e ao ver-me, a que horas eu havia chegado e agradeceu-me pelo Johrei. Enquanto ele recebia Johrei, os lábios começaram a inflamar, mas no terceiro dia de assistência religiosa, graças a Deus e a Meishu-Sama, os lábios desinflamaram e ele recuperou completamente, agradecendo pelo milagre.

– Uma missionária que estava a passar por dificuldades financeiras e conflitos com os filhos, no sonho, seus Antepassados lhe orientavam para ela ministrar Johrei, mas ela ignorava a orientação. Procurou-me e relatou a sua purificação; pedi para ela aprofundar no Johrei e no encaminhamento de pessoas.

Nesse mesmo dia, apareceu alguém que a convidou para ir conhecer a casa de um familiar doente. Ao chegar, encontraram o doente, um jovem que sofre de tuberculose, que já tinha estado internado mas não recuperou; havia quase seis meses que não tomava banho, ela mais um missionário deram banho no jovem, cortaram-lhe o cabelo e lavaram a sua roupa. Recebeu assistência durante três horas, ele que veio ao colo de dentro para fora, já entrou andando. Ela ao ver a situação do jovem, sentiu uma forte vontade de cuidar dele, porque a sua filha cassula, também foi acometida dessa patologia que ficou ultrapassada com o Johrei. Com uma semana de Johrei, o quadro dele mudou completamente.

Com essa mudança de postura, uma das suas filhas foi salva de forma milagrosa em um acidente de viação, tendo saído ilesa. Reconheceu que essa protecção só lhe foi concedida, porque despertou para cuidar das outras pessoas.

– Uma membro recém-outorgada, quando falei com ela para colocarmos o retrato de Meishu-Sama em casa, disse-me que estava com receio da reação do marido, tendo eu orientado que não se preocupasse e que precisava ministrar Johrei nele, mesmo estando ele a dormir. Há dias relatou-me que o marido acordou-lhe em plena noite e falou que sonhou com alguém que lhe disse que ela tinha o Jesus Cristo escondido. Assustada, não conseguiu responder que ela guardou o retrato na sua mala. Esclareci que era a oportunidade que ela tinha para falar com o marido sobre o retrato de Meishu-Sama.

– Um senhor que foi encaminhado na porta da Unidade, ao atendê-lo, disse-me que era mestre em ciências técnicas de engenharia, que estudou na Rússia e que tinha a cidadania Europeia, mostrou-me os seus documentos que pude comprovar; estava divorciado, desempregado há meses e que procurava emprego mas sem sucesso. Disse ainda que estava há 48 horas sem comer, pedindo para eu o ajudar. Respondi que a única coisa que eu tinha para o ajudar era com o Johrei. Depois, juntos fomos limpar o banheiro. Aproveitei para convidá-lo a assistir o Culto Mensal na Sede Central e juntos assistimos. Enquanto decorria o Culto, recebeu duas chamadas para comparecer em dois trabalhos e quando o culto terminou, recebeu mais uma outra ligação do terceiro emprego.

Na terça-feira, assim que cheguei à Unidade, mal me viu, gritou: “Pastor, são três empregos”. Admirado, antes de começar o culto perguntei-lhe o que aconteceu, alguém que há dois dias não tinha nenhum emprego e conseguiu logo três; relatou o que aconteceu quando chegou à Sede: que foi contratado para uma universidade, um colégio e um Centro de Formação. Admirado com o poder do Johrei, tem dedicado afincadamente, despertou para servir e está a preparar-se para ser outorgado.

Os fiéis da Unidade Religiosa, estão a despertar para a prática do Johrei no lar e estão a ter bons resultados com as purificações familiares.

Com essas experiências de fé, aprendi que nós precisamos ser os primeiros a sentir o sabor daquilo que nós nos propusemos oferecer aos outros. Caso não seja assim, estamos a ser simples burocratas da fé.

O meu compromisso, é de me esforçar para conseguir despertar as 53 famílias que temos no Johrei Center, para a prática da marcha de Johrei no lar e a entronização do Altar de Deus.

Agradeço a Deus, ao Messias Meishu-Sama e aos meus Antepassados, pelos constantes aprendizados que me é permitido obter todos os dias.

Muito obrigado!