“…o meu despertar sincero que levou-me a desbravar o que…”

12 de Julho, 2026

“…o meu despertar sincero que levou-me a desbravar o que…”

ANA PAULA AFONSO LUCAS
CENTRO DE APRIMORAMENTO DO QUILOMBO
AMAPÁ
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Sou membro e dedico no Centro de Aprimoramento do Quilombo, integrando a equipa de Liturgia.

Conheci a Igreja Messiânica Mundial numa fase muito difícil da minha vida.
Naquela altura eu sofria de dores na barriga constantemente e como se não bastasse, enfrentava muitas dificuldades financeiras o que me levava a passar fome.

Foi nessa condição de vida, que fui conduzida a Igreja Messiânica Mundial na antiga instalação no Riboque da cidade capital. Ao ser ouvida pelo responsável da unidade, este orientou-me a receber Johrei diariamente, fazer limpeza na casa de banho e na nave, colocar flores naturais em casa e distribui-las para outras pessoas. Como eu entrava na unidade logo pela manhã e só saia dali no momento do fecho, recebia muito Johrei e fazia outras dedicações. Quinze dia depois, as dores na barriga desaparteceram e assim que completei um mês de frequência na Igreja, fui agraciada com um emprego para trabalhar como empregada doméstica.

Estando a trabalhar, o meu tempo de parmanencia na Igreja diminuiu, mas continuava a ir diaraimente receber Johrei. Conforme fui orientada, assim que recebi o meu primeiro salário, desapeguei de todo o valor e fiz o donativo de agradecimento. Quero realçar aqui, que depois de fazer este donativo, os meus familiares e algus fiéis da Igreja passaram a apoiar-me com cestas básicas, levando-me a sair do estado da probreza que eu vivi durante vários anos. Tempos depois, despertei para fazer o meu donativo de ingresso na fé e de outorga e tornei-me membro da Igreja, recebendo o meu Sagrado Ohikari em Agosto de 2005. A minha entrega sincera neste caminho, levou-me a fazer parte da equipa de liturgia da nossa Igreja e estar a cumprir a minha missão na obra divina nesta area até então.

A experiência de fé que venho partilhar com os senhores está relacionada com a peregrinação a Sede Central de Africa em Angola e a participação da construção da nossa Sede Central (Altar e Liturgia).

O meu despertar para peregrinar surgiu no ano 2024 após o regresso da caravana que peregrinou a Sede Central da África em Angola no mês de Novembro daquele ano. Com abertura das inscrições para participar das caravanas no ano 2025, inscrevi com o sonen de fazê-lo no culto as almas dos nossos antepassados daquele ano, tendo iniciado com o depósito de 10 dobras (2,5 euros) no sector da caravana. Mesmo tendo-me empenhado nas actividades de preparação acabei por não fazer parte daquela caravana, uma vez que não consegui atingir o montante necessário para custear as despesas. No final do culto mensal de Gratidão do mês de Fevereiro do ano corrente, o vice-presidente convidou todos os fiéis a se posicionarem defronte do altar em construção na Sede para juntos orarmos a Deus e Meishu-Sama e reafirmarmos o nosso compromisso com a concretização da construção e peregrinar aos lugres de maior luz da nossa Igreja. Antes da oração, no uso da palavra, o superior conscientizou-nos sobre a importância dessa tarefa e da nossa participação nela a fim de recebermos graças divinas. Essa mensagem tocou-me tão profundamente que disse a mim mesma: “eu preciso fazer alguma coisa para não ficar de fora”.

Após essa reflecção, decidi ligar para minha filha e os meus familiares que se encontram no exterior, informando-os da minha decisão de peregrinar neste ano e que precisava de apoio de todos para a materialização dessa decisão. Todos assumiram apoiar-me em honrar este compromisso. Duas semanas depois, a minha filha enviou-me 1000 dobras (40 euros). Fiz o dízimo e o donativo de construção e canalizei a outra parte para o sector da caravana. Após dar este passo, passei a receber mensalmente dinheiro enviado pelos meus familiares e continuar na pratica dos donativos acima mencionados.

Vendo que precisava fazer mais esforço para junto com os meus antepassados ganharmos merecimento de materializar o donativo da concretização de 25.000,00 (1000 euros) e peregrinar a Sede Central conforme programei, tomei a decisão de participar nos desafios as 6 horas na Sede Central e as quintas-feiras, dedicar na limpeza do lago. Com o aprofundar nessas dedicações fui agraciada com purificações no seio da familia tendo a minha filha envolvida num conflito com colegas de trabalho; o meu marido envolvido em brigas com alguém sofrendo escorreações, parar no hospital e o caso chegar ao ministério público. Também o nivel de diabete da minha mãe aumentou bastante tendo ficado internada no hospital Central durante 15 dias. Um mês após esta fase de purificação, alguém que me devia 9.000 dobras (340 euros) pagou-me o referido valor. Assim que peguei neste dinheiro, fiz dízimo e outra parte foi direcionada para a construção do Altar e Liturgia e a peregrinação. A minha irmã ao viajar para exterior deixou a sua casa à renda. Ao tomar conhecimento da minha situação, orientou-me a receber o valor da renda mensal para o meu uso pessoal. Foi com essas bençãos que ganhei a permissão de materializar o meu donativo da concretização do Altar e Liturgia e concluir o donativo da peregrinação a Sede Central de África em Angola, tornando ambos desafios numa realidade.

Aprendi que foi com o meu despertar sincero que levou-me a desbravar o que parecia impossivel tornando-os numa realidade palpável.

O meu compromisso é continuar a participar no servir a Deus e Meishu-Sama nessa maravilhosa obra da salvação e construção do Paraíso Terrestre. Agradeço ao Supremo Deus, ao Messias Meishu-Sama e aos meus antepassados por me concederem a permissão de estar a participar nesta obra Divina.

Muito obrigada

Partilhar amor

Procura mais alguma coisa?

Relacionados:

Ensinamento do Dia
Reminiscência do dia
Ensinamento | Estudo Diário