Camadas Do Mundo Espiritual – 2ª Parte

(…) Deus, seguindo Seu propósito, emite ininterruptamente ordens ao ser humano. De que forma isto ocorre? Em uma das camadas do Mundo Espiritual, existe a matriz de cada indivíduo que denominei de yukon. Primeiramente, Deus emite ordem ao yukon e este, por sua vez, a transmite por meio do elo espiritual à alma[1], que está no centro do corpo espiritual do ser humano. No entanto, é muito difícil conseguir captar a ordem Divina. Somente quem possui corpo espiritual purificado até certo ponto, é que consegue. A maioria das pessoas não consegue perceber a ordem Divina devido ao bloqueio causado pelas muitas nuvens espirituais e pela ação dos espíritos malignos que se aproveitam dessas nuvens.

A prova disso é que, muitas vezes, aquilo que foi planejado não corre a contento ou o destino acaba tomando um rumo sequer imaginado. Isso pode ocorrer com qualquer pessoa. Além disso, é possível que o ser humano se sinta constantemente governado por algo, ou então, tenha que seguir um destino, sem que nada possa fazer a respeito. É que, de acordo com a camada em que o yukon se encontra no Mundo Espiritual, há diferença na missão e também no destino, isto é, quanto mais alta estiver a posição do yukon da pessoa naquele mundo, maior e mais elevada será a missão recebida de Deus e mais afortunada ela será. Por outro lado, quanto mais baixa for a posição do yukon, menos feliz será a pessoa e, quando aquele atingir a última camada inferior, ela será extremamente infeliz. Isto porque, as camadas superiores correspondem ao Paraíso, um mundo de alegria, onde não existem doença e conflito, e os recursos materiais são abundantes. Em contraposição, as camadas inferiores correspondem ao mundo de sofrimentos, repleto de doença, conflito e pobreza. Nesse sentido, para ser verdadeiramente feliz, o ser humano deve, antes de mais nada, elevar a posição do seu yukon no Mundo Espiritual. Então, como conseguir isso? A única maneira é purificar o corpo espiritual. Basicamente, conforme a quantidade de nuvens espirituais, o corpo espiritual pode se elevar ou decair. O espírito purificado sobe por ser leve, e o espírito nublado desce por ser pesado. Para tornar-se uma pessoa de espírito purificado é preciso somar boas acções e acumular virtudes. Para tal, é necessário despender tempo e esforços consideráveis. Contudo, existe um meio que possibilita subir, de uma só vez, várias dezenas de camadas no Mundo Espiritual. Qual seja, fazer o curso para aprender o método do Johrei.

Aqueles que ingressam em nossa religião têm afirmado unanimemente que, em termos espirituais, logo de início, sua visão sobre a vida mudou radicalmente e que conseguiram compreender melhor a realidade das coisas em virtude do aumento do tchieshokaku[2]. Passaram a vislumbrar luz no futuro, libertaram-se de suas inseguranças e tornaram-se otimistas, obtendo, pela primeira vez, a verdadeira sensação de paz. Em termos materiais, os recursos começaram a chegar em abundância, por isso, não têm mais passado necessidades. Ficam admirados, pois a infelicidade diminuiu e a felicidade aumentou. Diariamente, tenho lido e ouvido relatos de gratidão de muitas pessoas afirmando: “Fui salvo, estou profundamente grato!”.

5 de fevereiro de 1947

Alicerce do Paraíso vol. 3

[1] Alma: Neste caso, Meishu-Sama usou o nome guenkon para alma, diferente do usado comumente em seus ensinamentos. Guenkon significa literalmente “alma material” e contrasta com yukon, que literalmente significa “alma espiritual”. O guen de guen-kon é o mesmo de guen-kai (Mundo Material), enquanto que o yu de yu-kon é o mesmo de yu-kai (Mundo Espiritual). Dessa forma, é possível concluir que Meishu-Sama empregou esse termo para mostrar que a relação que existe entre a alma (guenkon) e o yukon é similar à relação que existe entre o Mundo Material (guenkai) e o Mundo Espiritual (yukai).

 

[2] Tchieshokaku: termo utilizado por Meishu-Sama para designar a sabedoria humana que se desenvolve proporcionalmente à elevação espiritual do indivíduo. É também chamada de “inteligência da suprema iluminação”.

118 Views

Partilhar amor

Procura mais alguma coisa?

Relacionados:

Ensinamento do dia
Reminiscência do dia
Ensinamento | Estudo Diário