Saudação do Presidente da Igreja Messiânica Mundial de África

Culto Mensal de Gratidão do Mês de Novembro de 2021

Acumulado com o Culto Anual às Almas dos Antepassados

Saudação do Presidente da Igreja Messiânica Mundial de África

Reverendo Claudio Cristiano Leal Pinheiro

Kanimambo!

Bom dia a todos!

Os senhores estão a passar bem? Hoje parece que os senhores estão mais felizes do que nos outros dias ou é impressão minha?

Parabéns pelo dia de hoje, parabéns a todos os senhores! Parabéns por esse culto mensal de gratidão do mês de Novembro acumulado com o ofício pelos nossos antepassados. Quero agradecer, do fundo do meu coração, pelo esforço que os senhores têm feito pela expansão da Obra Divina aqui em Moçambique e por todo nosso querido continente Africano!

Muito obrigado aos nossos irmãos que estão a participar junto connosco a partir dos outros países. Também gostaria de agradecer o esforço altruísta de todos na preparação para este culto anual aos antepassados, através das marchas de Johrei, limpeza das ruas, das casas, vivências de Ikebana, montagem de hortas, etc. Todo esse esforço que foi feito na preparação, gerou muita força, muitos milagres, muita transformação para nós podermos estar aqui hoje, amanhã e depois.

Esse mês de Novembro para nós messiânicos africanos e do mundo todo tem também um outro significado muito especial. No próximo dia 11 de Novembro, foi a data que o nosso querido e amado Reverendo Francisco Jésus Fernandes pisou em Angola pela primeira vez 30 anos atrás! Vamos comemorar 30 anos que começou a difusão em Angola. Parabéns ao nosso Sensei Reverendo Francisco e a todos os pioneiros que começaram esse trabalho lindo em Angola, que está a se espalhar por toda África! São 30 anos de graças, desafios, alegrias, mudanças, transformações, desde o início da implantação da obra do Messias Meishu-Sama no nosso querido continente Africano a partir de Angola. Graças a Deus, temos hoje a obra avançando. Claro que ainda temos muito por fazer pela África e pelo o mundo, mas, demos os primeiros passos, graças a Deus e ao Messias Meishu-Sama! Em Angola, estamos a avançar com a construção do nosso primeiro Solo Sagrado, através   do trabalho de cercar o terreno e da construção da infraestructura relacionada com água e energia para podermos retomar com as construções. Na Sede central de África em Luanda também está avançando com a obra de construção da estrada. Na República de São Tomé e Príncipe estamos a desenvolver a obra de construção da nossa Sede Central naquele país. Está a ficar uma obra muito bonita! Na República do Congo Brazzaville, lançamos a pedra fundamental para a construção do primeiro Johrei Center de raiz naquele país. Semanas atrás também lançamos a pedra fundamental da construção do primeiro Johrei Center do Benim. E aqui em Moçambique, hoje estamos lançando a preparação para as obras de reforma da nossa Sede Central. Podemos contar com os senhores? Parabéns pelo início da reforma da nossa Sede Central de Moçambique. É muito importante nós todos participarmos como representantes de Meishu-Sama nessa Obra de Construção do Paraíso e salvação da humanidade!

 

Eu recebi dias atrás um relatório sobre a atividade da nossa igreja em Angola, nomeadamente na província do Kwanza Sul e achei muito interessante um relato. Há quase 1 ano, um senhor chegou na igreja pela primeira vez. Ele sofria com dores de cabeça, de barriga, insônia, com uma ferida crónica no pé há 5 anos. Cinco anos de sofrimento intenso, tendo passado por várias igrejas, quimbandas, curandeiros, profetas, porém, cada vez mais piorava. Sua vizinha começou a lhe ministrar Johrei e lhe levou para a Igreja. Ele começou a frequentar e, depois de um mês a receber Johrei, aquele sofrimento de 5 anos desapareceu!  Ele ficou muito feliz e continuou a frequentar a igreja. Porém, depois de 7 meses, ele começou a questionar a Igreja. Dizia: “Mas porquê nessa Igreja não usam a Bíblia?”. Assim, ele se afastou. Depois de 3 meses afastado, seus problemas todos voltaram, piores do que antes. Daí, de novo ele começou a andar nos quimbandas, Igrejas, tratamentos etc., cada vez piorando mais. Até que um dia, ele estava em casa com a família e um dos familiares começou a se sentir mal e incorporou um espírito, que veio dizendo: “Queremos casa! Queremos casa! Nos leva para aquela igreja que salva de verdade! Onde você fica a nos levar, só falam” Sai demónio! Sai demónio! Nós não somos demónios! Queremos voltar naquela igreja que salva de verdade, senão sua vida não vai melhorar! “. Todo mundo ficou assustado e naquela noite a esposa desse nosso irmão teve um sonho no qual o responsável da unidade religiosa vinha na direção dela. Dessa forma, no dia seguinte ela decidiu ir à igreja conversar com o responsável. Ela explicou que tinha acontecido e o responsável lhe esclareceu: ” Teu marido teve a vida salva! A vida dele foi transformada pelo Johrei. Não só a vida dele, mas, de todos vocês!”. Os senhores sabem que quem tem um parente com uma doença grave, não é só o parente, mas, também a família toda sofre psicologicamente, sentimentalmente e financeiramente! Todos canalizam esforços para cuidar daquela pessoa! Para todos que receberam graças, esse é um motivo para agradecer! Precisamos lembrar que Meishu-Sama não veio substituir Jesus nem nenhum outro fundador de religião.  A esposa entendeu, voltou para casa e explicou para o marido. Assim, ele voltou para a igreja, pediu perdão pelo que falou que a igreja não prestava e passou a frequentar novamente. Claro que sequem chega na Igreja não entender algo, pode perguntar à vontade.

Ninguém que acaba de chegar, tem que entender tudo deste o início, mas, precisamos perguntar, esclarecer! Ele voltou a frequentar, depois de alguns dias começou a melhorar e aí sua saúde recuperou totalmente. Dessa vez, ele encaminhou a família toda, que está a frequentar a igreja junto com ele. Eu achei esta experiência interessante porquê muitos que chegam, ficam com esse tipo de dúvida: “Mas, estou na Igreja Messiânica que fala de Meishu-Sama, porém, eu tive uma formação cristã. Como é que fica Jesus?”. Aqui em Moçambique, temos muitos irmãos que vieram do Islamismo e se perguntam: ” Como é que fica minha fé em Maomé?”. É essencial lembrarmos que Meishu-Sama não veio substituir Jesus no coração de quem é cristão, nem Maomé no coração dos muçulmanos, nem Buda nos corações dos budistas! Meishu-Sama veio concretizar o que eles profetizaram! Todos eles, Buda, Jesus, Maomé, Lutero e outros fundadores de religiões, foram enviados pelo Supremo Deus! Todos fazem parte do Plano de Deus! A diferença é que Meishu-Sama veio para concretizar o que eles profetizaram e vieram alertando a humanidade a respeito! Por isso, muita coisa que está nos ensinamentos de Meishu-Sama, ninguém falou antes! É claro, pois se tivessem falado antes, não precisa vir Meishu-Sama! Na Bíblia, Jesus diz: “Tenho muito a vos dizer, porém, não posso! Não compreenderemos, não podereis suportar! Virá depois o consolador, o espírito da verdade, que vos guiará por toda a verdade e anunciará oque está por vir!”. Ali, ele já está falando da vinda do Messias Meishu-Sama! Meishu-Sama fala que a ‘dúvida é o princípio da crença!”. Tenham as vossas dúvidas, perguntem e pratiquem! Existem dúvidas que vão ser sanadas com a prática, vendo os resultados nas nossas vidas, pois o que a Igreja Messiânica ensina, ninguém ensina mesmo! Dias atrás recebi um relatório da ministra Graça. Durante sua viagem pelo interior do país, junto com o responsável da província de Bié e alguns missionários, foram visitar um local tradicional, onde fica o Soba. Aqui em Moçambique chama-se “régulo”, não é? É uma autoridade tradicional de um município da província de Bié. Eles levaram uma Ikebana e foram cumprimentá-los. Quando   foram recebidos por essa Autoridade tradicional, ele ficou impressionado e disse: ‘É a primeira vez que uma igreja vem nos visitar! Todos acham que nós somos demónios! Muito obrigado! Vocês também acreditam nos antepassados igual a nós! “.

Eu também anos atrás assim que acabou a guerra em Angola em 2002, no mesmo ano fui pela primeira vez na província do Huambo visitei o Reino do Bailundo. Levamos uma Ikebana e falamos da Igreja. Fui recebido pelo rei que disse uma coisa que me marcou profundamente. Ele falou: “Olha, há 500 anos que o colono chegou aqui, e é a primeira vez que uma igreja vem visitar a gente!”. Esse respeito, de reconhecer que eles estão ali, eles representam aquele povo e tem uma relação forte com os ancestrais e antepassados!

São coisas que nós aprendemos, esse respeito com a outras religiões, com as outras crenças. Nós aprendemos isso nos ensinamentos de Meishu-Sama. Então, nós que chegamos, já tivemos milagres através do Johrei e perguntamos : “Meishu-Sama fala isso mas, será?”. Experimenta! Primeira coisa que você tem que ver é se o Johrei fez bem ou fez mal pra você.  Então, o senhor estava com um sofrimento de 5 anos! Ele andou em vários lugares, várias igrejas, quimbandas tudo. Como é que após passar 5 anos de sofrimento, depois de 1 mês de Johrei você melhora, e depois acha que isso não presta? Sua cabeça é que não tá boa!  Ter dúvida, todo mundo precisa ter, senão nós não vamos ter uma fé verdadeira! Meishu-Sama não fala: “Tem que acreditar senão, não cura! “. Para quem chega, não precisa acreditar! Recebe o Johrei! Começou a ter milagre? Isso mostra que você tem afinidade com o Johrei. Aí está na hora de você aprofundar. Comece a agradecer pelo milagre, contando sua experiência para as pessoas, fazendo o seu donativo para agradecer a graça recebida! Comece a ser útil ao próximo e ao mundo. Assim, ministrando Johrei também, acompanhando pessoas, vendo outros casos, é que nós vamos ganhar convicção em cada ponto que Meishu-Sama falou nos seus ensinamentos! É o que sempre digo pra os senhores, “Ninguém constrói a sua fé sozinho! “. Nós, para construirmos uma fé que nos liga ao Supremo Deus e ao Messias Meishu-Sama, apenas sendo acompanhados por alguém e acompanhado alguém! É assim que vamos construir uma fé sólida, alicerçada no Johrei e na prática dos ensinamentos de Meishu-Sama!

Então, essa experiência que eu contei desse frequentador, tem relação com o ensinamento que ouvimos hoje. É importante que nós e todos os ancestrais e antepassados da África e do mundo que estão participando do culto, entendamos o que Meishu-Sama está falando aqui. “Concretização da profecia do Reino dos Céus, o Paraíso Terrestre. Para o momento actual, creio que os pontos mais importantes da Bíblia são: ‘Juízo Final’, ‘Chegada do Reino dos Céus’, e ‘Segunda vinda de Cristo’. O estudo sobre tais factos leva-nos a crer que o Juízo Final é Obra de Deus, que a segunda vinda de Cristo ocorrerá no seu devido tempo, o que dispensa qualquer explicação e que somente o Paraíso Terrestre será construído pela força humana.” Quando nós lemos esse ensinamento de Meishu-Sama hoje, no final de 2021, Meishu-Sama escreveu em 20 de Março de 1950, 71 anos atrás. Então, nós vemos aqui quando fala: ” Os três pontos mais importantes da Bíblia, começando pelo Juízo Final. Na verdade, já estamos vivendo o Juízo Final, o planeta já está no Juízo Final! Esse aumento das doenças, das crises financeiras, dos conflitos, conflitos interiores, conflitos familiares, conflitos entre países, conflitos de ideologias. Tudo isso faz parte do Juízo Final, tudo isso é devido ao aumento do elemento fogo à partir do Mundo Espiritual. Devido a esse aumento do elemento fogo, o baptismo pelo fogo, as impurezas que nós e os nossos ancestrais e antepassados acumulamos durante a era da noite movidos pelo egoísmo, pelo materialismo levando infelicidade para o próximo e para o mundo, essas impurezas estão sendo dissolvidas agora! Por isso é que está tendo tanto sofrimento a nível global. O planeta, o universo entrou numa outra vibração regido pelo Sol, pelo elemento fogo! Já estamos nessa fase do Juízo Final. A segunda vinda de Cristo se refere à Vinda do Messias Meishu-Sama! Isso é importante entender! A missão de Jesus como Consolador, senhor da consolação, e a missão de Meishu-Sama como Messias esperado pela humanidade, Senhor da Salvação, que tem a missão de salvar a humanidade e construir o Paraíso Terrestre!

Meishu-Sama, uma vez quando estava a conversar com um jornalista, o jornalista perguntou pra ele: “Mas, como é que vai ser quando levar esse ensinamento do Senhor para os cristãos? Para explicar que o Senhor é que é o Messias? Vão achar que o senhor é um Anti-Cristo que é Satanás! “. Ele riu e disse ” É, mas não precisa se preocupar! Quem vai encaminhar os cristãos é Jesus, ele é que vai dar permissão para os cristãos despertarem e virem!”. Do mesmo jeito que Maomé permite para os muçulmanos virem, Buda é quem permite através dos antepassados de cada um para os fiéis do Budismo serem encaminhados para Meishu-Sama. É uma questão de afinidade. No tempo certo, o próprio mundo espiritual é que encaminha as pessoas ao Messias, para o Johrei! É importante a gente entender isso. E esse ponto da construção do Reino dos Céus, que é a construção do Paraíso Terrestre, é o que cada um de nós precisa focar cada vez mais daqui para frente! Cada um de nós precisa ganhar permissão, de junto com os nossos ancestrais e antepassados sermos úteis na Construção do Paraíso Terrestre!

Á medida que eu começo a utilizar parte da vida, que recebi de Deus, para participar dessa construção do Paraíso, ministrando Johrei, formando novos membros, dando assistência, acompanhando famílias, formando lares de luz, eu estou a fazer isso junto com os meus ancestrais e antepassados! Naturalmente, nós estamos nos elevando! Quando estamos a empregar parte da vida nessa construção do Paraíso, é natural nos tornarmos habitantes do Paraíso à medida que vamos fazendo isso.

Os senhores gostaram da experiência de hoje? Mais uma salva de palmas pra o nosso irmão. Ele falou que tinha problema com álcool e superou. Depois que ele recebeu o Ohikari é que sentiu essa vontade de começar mais a salvar as pessoas! Tava meio fugindo de participar nas marchas, mas, depois que foi participar da marcha, com os irmãos, bater porta das casas, ministrar Johrei, no dia seguinte, recebeu a chamada para um emprego e a vida dele começou a melhorar profissionalmente também. Dessa maneira, ele ganhou mais força para dar continuidade no encaminhamento e acompanhamento de outras pessoas. Ele falou “Comecei a acompanhar casas no bairro que vivo também! “É isso que nós precisamos fazer como messiânicos! Não importa qual seja o problema que cada um esteja a viver hoje na sua vida. Se os senhores já tiveram alguma mudança com o Johrei nas vossas vidas, significa que ele tem afinidade com o Supremo Deus e com o Messias Meishu-Sama. Pratiquem o que Meishu-Sama fala, que naturalmente vocês vão superar qualquer que seja o problema que estejam a viver! Sejam úteis na construção do Paraíso Terrestre! Nós precisamos empenhar nossas vidas nessa construção do Paraíso Terrestre, acompanhando, ministrando Johrei, esclarecendo, dando assistência, ajudando as pessoas a saírem do sofrimento e também começarem a fazer mesma coisa com outras pessoas.

É emocionante na experiência, quando ele fala da família que ele estava a cuidar, a qual vivia em extrema dificuldade financeira, não tinha nem porta da casa. Com o Johrei, a flor, com a dedicação, o negócio dela começou a progredir, começaram a melhorar financeiramente e o marido voltou para casa. Agora, se elas despertarem para a gratidão e fazer a mesma coisa cuidando de outras pessoas, de outras famílias, naturalmente nós vamos crescer cada vez mais! o perigo é quando a gente cai na zona de conforto. A gente só quer receber, receber as bênçãos de Deus, só vêm a nós vêm a nós e ao vosso reino, nada! Só pede pra Deus, pede, pede, pede, mas e o servir o próximo e o mundo?

Tivemos uma experiência recente, de uma membro que tinha sido salva com o Johrei. Ela sofreu com Tuberculose durante 6 anos. Só melhorou depois que conheceu o Johrei É membro já há alguns anos, mas, quando a responsável foi visitá-la, ela foi sincera. Ela falou assim “Ah eu vou na igreja, mas, não ministro Johrei em casa na família e também não estou a cuidar de ninguém, eu não acompanho ninguém! “. Então, mesmo sendo membro, ela estava indo para a igreja às, não cuidava de ninguém!

Nós vamos para a igreja para receber força, para cumprir a missão. E a nossa missão é servir o próximo e o mundo. Nós não podemos ir á igreja somente a querer receber forças e ser feliz. A responsável falou: “Você precisa ser útil a Meishu-Sama, precisa ser útil! “. A responsável pegou ela pela mão e, Juntas, foram bater portas, ofereceram a flor, ofereceram o Johrei, abriram 5 casas, que receberam Johrei a flor e gostaram. Essa membro começou a cuidar da casa desses 5 vizinhos. A responsável apoiando a ela com outros membros que foram lá ajudar. Mas, ela começou no dia-a-dia a ministrar Johrei nessas famílias, e os milagres começaram a acontecer na vida dessas pessoas, começou a transformar o lar delas.  A irmã dessa membro já tinha se formado na faculdade, já tinha a sua graduação mas, não conseguia nenhum emprego no nível da sua graduação, só conseguia empregos inferiores ao seu grau académico. No que essa membro aprofundou na sua dedicação, depois de alguns dias a irmã conseguiu um emprego condizente com as suas capacidades académicas, ganhando bem mais. E a própria membro, foi chamada pra um estágio e já começou a trabalhar também! Ela que estava desempregada, está dando continuidade nas suas tarefas. Mas, agora além de estar cuidando dos vizinhos ela está conseguindo ministrar Johrei na família em casa, todos os dias, algo que não fazia.

Então, o que eu queria hoje que ficasse bem claro para nós, de forma a darmos uma nova partida a partir desse nosso culto anual aos antepassados e culto mensal, vamos procurar ser cada vez mais úteis na construção do Paraíso Terrestre! Principalmente, vamos ministrar mais Johrei, apresentar o Johrei para quem não conhece e dar assistência para quem já conhece esclarecendo e ajudando cada um a se tornar mais útil à Deus e ao Messias Meishu-Sama!

Nós estamos nos preparando agora para o Natalício de Meishu-Sama. Além das actividades de construção que estão sendo realizadas nos países, queria pedir duas coisas para a nossa preparação para o Natalício do Messias Meishu-sama. Vamos continuar o que viemos fazendo, as campanhas de limpeza, vivência de Ikebanas nos lares, a montagem das hortas. Mas, vamos procurar, cada um individualmente ministrar mais Johrei do que vinha ministrando até então! É possível isso? É ou, não é? Cada um criar o seu objectivo pessoal. Se eu ministro três Johrei por dia, vou ministrar cinco, seis ou dez. Cada um cria o seu objectivo e procura fazer.

E também, queria pedir para cada messiânico africano, vamos escrever para Meishu-Sama, relembrando como é que nós encontramos ele, para no culto do Natalício, a experiência de cada um, essa carta de gratidão, possa ser colocada nos altares de todas as igrejas na nossa África! Vamos reforçar bem esse nosso sentimento de gratidão à Deus e ao Messias Meishu-Sama, escrevendo nossa experiência de quando chegamos na igreja, contando o que é que mudou. Pode colocar as graças que foi recebendo, as mais marcantes. Cada um fazer a sua carta. De agradecimento ao Messias Meishu-Sama! Vamos fazer a partir de agora, com calma! Não é na véspera do culto, não! Vamos começar a escrever, lembrando, renovando esse compromisso com o Messias Meishu-Sama! Tenho certeza que Meishu-Sama vai ficar extremamente feliz! Digo isso, pois quando Ele estava aqui no mundo material, um dos momentos do dia que ele mais se emocionava e chorava de gratidão e de emoção, era quando recebia as experiências de fé dos fiéis! Naquele momento, Meishu-Sama chorava emocionado de ver que, apesar de todas as dificuldades que ele passava, todos os mal-entendidos, perseguições, através da Obra que Deus estava fazendo por intermédio dele, estavam tendo mudanças na vida das pessoas, nas suas famílias. Sofrimentos que afligia famílias por gerações, estavam sendo superados pela força do Johrei, pela prática dos ensinamentos, por essas pessoas, junto com os seus ancestrais e antepassados se tornarem úteis á Deus na construção do Paraíso Terrestre!

Essa vai ser a nossa preparação especial para o nosso Natalício do Messias Meishu-Sama nesse ano de 2021!

Mais uma vez muito obrigado! Quero agradecer do fundo do coração, todo apoio sincero que os senhores têm dado, todo empenho, todo o amor que os senhores têm colocado na expansão da Obra do Messias Meishu-Sama aqui em Moçambique e por toda nossa querida África!

Muito obrigado! Felicidades para todos! Parabéns pelo nosso culto anual, parabéns a todos!

98 Views

Partilhar amor

Procura mais alguma coisa?

Relacionados:

Ensinamento do dia
Reminiscência do dia
Ensinamento | Estudo Diário