“A virtude ostensiva não é a verda….”

“A virtude ostensiva não é a verdadeira virtude.

Só a virtude oculta comunica-se com Deus.”

Interlocutor: Fala-se sobre a soma de virtudes e sobre pessoas virtuosas, mas o que vem a ser virtude? E o que significa somar virtude oculta?

Meishu Sama: Praticar ações úteis ao próximo e ao mundo torna-se virtude. Somar virtude significa praticar inúmeras vezes essas ações. A melhor maneira de somar virtude é ministrar Johrei e conduzir pessoas à Fé Messiânica. Dar esmolas e fazer caridade é temporário, não é duradouro. Por isso, não há forma melhor de somar virtude do que ingressar na Fé que salva o próximo para sempre. Somando virtude, grande número de pessoas sente gratidão pelo seu benfeitor. Essa Luz da gratidão, tornando-se um nutriente, fortalece-lhe o espírito. Numa oração xintoísta se diz: Mitama no fuyu o sakihae tamae (Multiplicai a felicidade da alma). Fuyu significa multiplicar e fortalecer. O espírito se fortalecendo, a sua Luz aumenta, e, conseqüentemente, ele sobe de nível nas camadas do Mundo Espiritual; a felicidade e as boas coisas também aumentam.

Quanto à virtude oculta, é a prática de boas ações sem o conhecimento de outras pessoas. Geralmente, nos recintos dos santuários existem placas onde se coloca o valor das contribuições. Aquilo é do conhecimento de todos; portanto, é virtude ostensiva. Quando o fato é do conhecimento das pessoas, o benfeitor já estará recebendo a recompensa merecida, mas quando não é, Deus é quem concede a recompensa. Assim, tratando-se de virtude, a oculta é bem melhor. No entanto, o homem não se sente satisfeito se não aparecer…

Devemos praticar boas ações fazendo o possível para que elas não sejam do conhecimento das outras pessoas. Se procedermos assim, Deus nos devolverá o bem multiplicado várias vezes. A soma de virtude oculta é algo surpreendente. As pessoas da atualidade não estão cientes disso, e por esse motivo só praticam virtude ostensiva.

Registro das Palavras de Luz Vol. 9 (30/07/49)

188 Views

Partilhar amor

Procura mais alguma coisa?

Relacionados:

Experiência de fé do dia
Ensinamento do dia
Reminiscência do dia
Ensinamento | Estudo Diário