As Três Calamidades Maiores e as Três Calamidades Menores[1]| 2ª Parte

(…) As toxinas acumuladas, com o passar do tempo, vão-se transformando em nódulos e, quando esse processo atinge certo estágio, surge a ação contrária, isto é, a dissolução e a eliminação que nós chamamos de ação purificadora. Nessa ocasião, a febre surge infalivelmente, para dissolver o nódulo e torná-lo líquido e, assim, facilitar a eliminação das toxinas. Essa purificação natural é a gripe; e as excreções como escarro, coriza, suor etc. demonstram isso.

Por outro lado, a maioria das pessoas, apesar de aparentar estar em condições normais, encontra-se sob a ação purificadora de um constante resfriado extremamente leve. Por ser essa purificação praticamente imperceptível, as pessoas se sentem saudáveis. Entretanto, elas não sabem o que é ser verdadeiramente são.

Isto porque, caso se submetam a um exame minucioso, será constatada, infalivelmente, a existência de uma febre branda em toda a cabeça, estendendo-se aos ombros. Entre outros sintomas, inevitavelmente, a pessoa apresenta sensação de peso na cabeça, cefaleia, secreção ocular, coriza, zumbido no ouvido, periodontite e enrijecimento do pescoço e dos ombros.

Devido a isso, sempre apresenta certa indisposição, a qual constitui um problema, pois provoca a ira, que resulta em conflito, o qual culmina em guerra. Assim, não há outro meio de extinguir a natureza belicosa do ser humano, a não ser o de eliminar a indisposição.

Eis por que, numa mesma situação, se a pessoa está bem-disposta, ela nem se incomoda ao ouvir coisas desagradáveis; mas, se ela está indisposta, não consegue conter a ira. Creio que a maioria já passou por essa experiência.

Vou apresentar, a seguir, alguns exemplos.

Frequentemente vemos bebês que choram demais. Geralmente se diz que eles são nervosos ou se dão outras justificativas. Examinando-os com atenção, sempre se constata uma febre quase imperceptível na cabeça e na região dos ombros. Embora se trate de bebês, muitos têm os ombros rijos. Em tais casos, com a ministração de Johrei, as toxinas diminuirão e, consequentemente, cessará a febre e eles deixarão de chorar com frequência. Com as crianças desobedientes e com as que se irritam facilmente, a causa é a mesma. Isso também se resolve por meio do Johrei. Elas se tornam obedientes e passam a detestar o conflito; seu nível de aproveitamento escolar também melhorará. As brigas de casal têm a mesma origem: recebendo Johrei, os cônjuges conseguirão se harmonizar.

Como vimos, a causa fundamental do conflito é a indisposição ocasionada pela febre purificadora das toxinas da cabeça bem como da região do pescoço e dos ombros. Por conseguinte, o único meio para acabar com o conflito é curar por completo essa indisposição. Então, não será exagero afirmar que, no mundo inteiro, o Johrei da nossa religião é o único, inigualável e radical método de eliminação do conflito.

Isso não se limita à guerra, pois todos os problemas que hoje constituem motivo de sofrimento, como ideologias destrutivas, conflitos entre as classes sociais etc., também se originam da insatisfação e das queixas provenientes da indisposição das pessoas. Muitos, para fugirem dela, inconscientemente procuram estímulos fortes, e isso resulta em consumo excessivo de bebida alcoólica, em luxúria, em preguiça, em brigas e outros, que fatalmente acabam ocasionando crimes.

Tirando proveito dessa realidade, os ambiciosos materialistas de cada época estimulam a insatisfação, incitam revoluções sociais nocivas e provocam guerras. Consequentemente, para se estabelecer a paz eterna sobre a Terra, antes de mais nada, deve-se erradicar a indisposição e aumentar o vigor e a disposição de cada indivíduo. Não há dúvida de que, assim, o ser humano abominará o conflito e amará a paz.

Saibam todos que nossa religião é que tem força para esclarecer o princípio aqui exposto e demonstrar resultados concretos.

13 de Agosto de 1949

Alicerce do Paraíso vol. 2

[1] Título anterior: “As três grandes calamidades e as três pequenas calamidades”.

291 Views

Partilhar amor

Procura mais alguma coisa?

Relacionados:

Reminiscência do dia
Ensinamento | Estudo Diário