A Causa das Doenças, o Pecado e as Impurezas | 1ª Parte

A causa das doenças está nos nódulos de sangue turvo e de pus, que são projeções das nuvens do espírito da pessoa. De onde surgiram essas nuvens? Elas se originaram dos pecados e das impurezas (tsumikegare).

Há dois tipos de pecados e impurezas: os hereditários, que são a síntese dos pecados e impurezas acumulados pelos seus antepassados, e os gerados nesta vida, que são aqueles acumulados pela própria pessoa. Começarei explicando os do primeiro tipo, que foram gerados pelos antepassados. Nós, que estamos vivos, não somos seres surgidos do nada, sem relação com coisa alguma. Na verdade, somos a síntese de milhares de antepassados e existimos como seres vivos que respiram, na extremidade de uma sequência infinita de vida. Numa visão mais ampla, somos, portanto, uma existência individualizada no tempo, como um elo da corrente que une os antepassados com os descendentes. Em sentido restrito, somos uma peça destinada a firmar a ligação entre nossos pais e nossos filhos.

Para explicar, em profundidade, as doenças causadas pelos pecados e impurezas dos antepassados, preciso falar sobre a vida após a morte, isto é, sobre a constituição do Mundo Espiritual, o que farei resumidamente.

Ao deixar este mundo e passar pelo portal da morte, a pessoa tem de despir a “roupa” denominada corpo físico. Este pertence ao Mundo Material, e o espírito, ao Mundo Espiritual. Quando o corpo físico se torna incapaz de realizar atividades, devido à doença ou à idade avançada, o espírito o abandona e vai para o Mundo Espiritual, onde está determinado que ele deve se preparar para nascer novamente no Mundo Material. Esta preparação consiste na purificação do espírito.

A maior parte das pessoas carrega uma quantidade considerável de impurezas que se originam dos atos pecaminosos. Assim, quando são submetidas ao julgamento do Mundo Espiritual, feito com absoluta imparcialidade, a maioria acaba caindo no Inferno. Ali, os espíritos dessas pessoas vão se elevando gradativamente por meio dos sofrimentos advindos das punições decorrentes de seus pecados. Nessa ocasião, impurezas espirituais, que são os resíduos da purificação dos pecados e das impurezas, fluem contínua e incessantemente para seus descendentes que vivem no Mundo Material.

Como estes são a soma de seus antepassados, os resíduos são compartilhados entre os descendentes, de acordo com um tipo de lei redentora de causa e efeito. Por ser uma Lei do Supremo Deus, constituinte de todas as coisas, o ser humano não tem outro recurso senão submeter-se a ela. Esses resíduos espirituais fluem sem cessar para o cérebro e para a coluna vertebral dos descendentes. Ao penetrarem em seus espíritos, imediatamente se materializam na forma de substância purulenta, que é a origem de todas as doenças. (…)

1936

[1] Título anterior: “A causa das doenças e o pecado”.

159 Views

Partilhar amor

Procura mais alguma coisa?

Relacionados:

Reminiscência do dia
Ensinamento | Estudo Diário