Seja Um Bom Ouvinte

“Não subestime as pessoas, quando lhe falam”, afirmou um antigo filósofo chinês. Ele queria dizer que devemos ouvir com a mente aberta e não subestimar as ideias de uma pessoa antes de sabermos o que ela tem a dizer, não devemos julgar pelas aparências. Às vezes, podemos aprender algo valioso com um operário sem instrução ou com um humilde camponês.

Frequentemente, ouvimos uma criancinha proferir uma verdade maravilhosa ou exprimir uma ideia original. Bergson, em seu livro “Intuição”, diz que as crianças são altamente intuitivas e que, muitas vezes, vão diretamente ao âmago da questão. Nas discussões entre mãe e filho, a verdade frequentemente está do lado da criança.

Constitui para mim um dever ouvir as pessoas que trabalham sob minha direção e permitir, tanto quanto possível, que sigam os seus impulsos. Mesmo quando insistem em um projeto absurdo, procuro aceitá-lo até certo ponto, Somente quando sinto que atitudes erróneas estão prejudicando a situação é que me mostro inflexível. Há administradores que receiam perder a dignidade ou prestígio ouvindo seus subordinados. Isso é um erro.

Mesmo quando alguém diz algo que pensamos ser inverídico, não convém rejeitá-lo imediatamente e insistir no nosso ponto de vista ou censurá-lo. Embora sabendo que a pessoa está mentindo, aparente não se perturbar. Isso é permitido, desde que sejamos sinceros e verdadeiros em nosso coração.

Às vezes, surge um vendedor de objectos de arte com uma imitação, esperando induzir-me a comprá-la. Ouvindo-o, ocasionalmente encontro algo de útil e relevante em meio as suas prolixas mentiras.

Meishu-Sama

OS Novos Tempos

326 Views

Partilhar amor

Procura mais alguma coisa?

Relacionados:

Experiência de fé do dia
Ensinamento do dia
Reminiscência do dia
Ensinamento | Estudo Diário