Como Tornar as Crianças Saudáveis

As crianças de hoje têm saúde muito precária. É desencorajador verificar, em toda parte, o grande número de crianças magras e pálidas. Até pouco tempo, isso só ocorria na cidade, mas ultimamente vem se observando a mesma tendência no interior. Em certa vila do Estado de Nagano constatou-se, após exame de saúde, que, entre cem alunos da escola primária, oitenta e um apresentavam suspeitas de tuberculose pulmonar. De vez em quando aparecem notícias semelhantes nos jornais. Tomando conhecimento de tais ocorrências, qualquer pessoa achará estranho, pois hoje o progresso da Medicina atinge até mesmo as vilas do interior. E o que torna mais grave o problema é que se desconhece totalmente a sua verdadeira causa.

O fato que expusemos acima, só pode ser decorrente da higiene e da nutrição erradas. Atualmente, acreditando-se que é bom fazer tudo à moda do Ocidente, dá-se às crianças japonesas o mesmo tratamento dispensado às ocidentais. Isso constitui um grande erro, porque, na realidade, os japoneses e os ocidentais são essencialmente diferentes. Essa educação errada limitava-se às grandes cidades, mas parece que nos últimos tempos vem se adotando no interior o sistema educacional urbano. A falha está em desprezar a Natureza e atribuir pouca importância ao leite materno, como acontece no Ocidente, dando às crianças leite de vaca em excesso, dispensando-lhes cuidados exagerados, fazendo-as ingerir remédios em demasia e aplicando-lhes injeções inadequadas. Isso, ainda que teoricamente esteja correto, na verdade acaba enfraquecendo o corpo. Para os ocidentais não há problema, pois foram criados dessa maneira desde os seus ancestrais; com relação aos japoneses, entretanto, a mudança brusca é nociva. Para eles, o melhor método de criação é o japonês, empregado desde a Antiguidade; caso não seja possível aplicá-lo, a mudança deve ser feita gradativamente. Os fatos reais são bem ilustrativos. Parece- me que as crianças de alguns anos atrás, quando a Medicina ainda não havia alcançado o progresso atual, eram muito mais saudáveis.

Vou agora expor a forma corretca de criar os filhos. A mãe, na medida do possível, deve trabalhar até o mês do parto; deve amamentar seu filho, restringindo o leite de vaca aos casos imprescindíveis; não deve temer que ele fique gripado; deve fazer tudo de acordo com a Natureza, isto é, deixar a criança à vontade, não lhe colocando cinteiro, evitando o máximo possível o uso de medicamentos, etc. Em suma, basta reconhecer a grande verdade de que o homem foi feito para crescer naturalmente, com saúde. Por conseguinte, é evidente que quanto mais cuidados a criança receber, mais fraca ela se tornará. Sem se deixar influenciar pela moda, os pais devem criar seus filhos de acordo com o método que lhes foi legado pelos seus Antepassados, levando em conta apenas os pontos positivos do progresso da era moderna, as práticas realmente boas, e não as teorias. Nesse particular, queremos pedir profunda reflexão às autoridades e aos especialistas no assunto.

14 de Março de 1951

A Saúde Revelada Por Deus

85 Views

Partilhar amor

Procura mais alguma coisa?

Relacionados:

Ensinamento do dia
Reminiscência do dia
Ensinamento | Estudo Diário