Mundo Espiritual e Mundo Material – 2ª Parte

(…) O Mundo Espiritual é constituído de três planos, e cada um deles se subdivide em três, formando, ao todo, nove subplanos. O Plano Superior é o Paraíso; o do meio é o Plano Intermediário; o Inferior é o Inferno. Como o Mundo Material equivale ao Plano Intermediário, a expressão búdica “cruzamento de seis caminhos” vem a ser os caminhos que levam aos três subplanos do Paraíso e também aos três subplanos do Inferno. Na “encruzilhada de oito caminhos” do xintoísmo, além desses seis caminhos do budismo, acrescentam-se um acima, sob a denominação de “Paraíso Superior”, e um abaixo, chamado de “Fundo do Inferno”.

Explicando de forma simples como é o Paraíso e o Inferno, à medida que se sobe ao Paraíso Superior, mais intensos são a luz e o calor, e os espíritos, em sua maioria, vivem quase nus. Por essa razão, na maior parte das pinturas e esculturas de budas, observamos o uso de poucas vestes. Ao contrário, à medida que se desce ao fundo do Inferno, mais fracos são a luz e o calor; no ponto mais fundo, os espíritos vivem paralisados e em completas trevas. Portanto, mesmo os mais perversos, ao sofrerem nessa situação, não têm outra saída senão arrepender-se.

Esta foi uma explicação extremamente simples, e talvez as pessoas da atualidade achem que o que estou dizendo é uma tolice. Todavia, trata-se de uma descrição baseada em pontos coincidentes entre levantamentos e pesquisas que fiz durante mais de vinte anos com inúmeros espíritos, por intermédio de médiuns e de todos os meios possíveis. Dessa maneira, gostaria que procedessem à leitura, depositando plena confiança em mim. Eu acredito que o Gokuraku (58) e o Inferno descritos por Buda Sakyamuni, e a “Divina Comédia (59)”, de Dante Alighieri (1265–1321), não são pura invenção.

Pode-se praticamente deduzir para qual dos três planos vai o espírito, observando-se a face do morto. Os que não apresentam expressão de sofrimento e cuja pele permanece corada, como se ainda estivessem vivos, vão para o Paraíso; aqueles cuja expressão é de profunda tristeza e cuja pele se apresenta pálida ou amarelo-esverdeada, como ocorre com a maioria, vão para o Plano Intermediário; os que ficam com uma expressão de profunda agonia e com a pele escura ou preto-azulada, vão, logicamente, para o Inferno.

Estas explanações têm por objetivo transmitir conhecimentos básicos sobre o Mundo Espiritual. Em outras oportunidades, voltarei a falar sobre diversos fenómenos espirituais constatados por intermédio de minha experiência.

 

25 de agosto de 1949

Alicerce do Paraíso vol. 2

(58) Gokuraku: Lugar paradisíaco no mundo espiritual onde vivem os budas e seus seguidores, segundo o budismo japonês.

(59) Divina Comédia: É um poema de viés épico e teológico escrito por Dante Alighieri no século XIV e dividido em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso.

91 Views

Partilhar amor

Procura mais alguma coisa?

Relacionados:

Ensinamento do dia
Reminiscência do dia
Ensinamento | Estudo Diário