Saudação do Presidente da Igreja Messiânica Mundial de África | Março 2023

Culto Mensal de Gratidão | Março de 2023

Saudação do Presidente da Igreja Messiânica Mundial de África

Reverendo Claudio Cristiano Leal Pinheiro

Bom dia a todos!

Os senhores estão a passar bem?

Parabéns para as mulheres pelo Mês de Março!

Feliz Mês de Março para todas!

Que o Supremo Deus e o Messias Meishu-Sama concedam para todas as mulheres de Angola, da África e do mundo, cada vez mais saúde, amor, sabedoria, paciência para aguentar nós os homens.  Nós vos damos muito trabalho? Não? Sim? Parabéns!

Desejo que o dia e mês das mulheres não seja apenas o mês de Março, e sim todos os dias. Como messiânicos e representantes de Meishu-Sama é nossa responsabilidade levar para a sociedade a visão Dele de respeito, gratidão e confiança nas mulheres. Meishu-Sama há 70 anos, Ele já mostrava uma postura totalmente diferente em como tratar e respeitar as mulheres, dando oportunidade, confiando, tanto que teve várias discípulas e confiou o início da difusão fora do Japão nas mãos de uma mulher, a Reverenda Higutchi que começou a difusão no Havaí, nos Estados Unidos, ela foi escolhida e enviada por Meishu-Sama.

Algo impensável na época, levar a igreja para fora do país, o país que tinha acabado de ser derrotado na guerra com uma visão bem feudalista ainda, mas Meishu-Sama confiou essa difusão Mundial nas mãos de uma senhora, mostrando como a visão Dele era diferente.  Hoje vemos muitos avanços, mas ainda muitos retrocessos na maneira que as mulheres são discriminadas, são tratadas por isso que nós como representantes de Meishu-Sama, precisamos fazer jus à nossa condição de messiânicos e sermos exemplo para a sociedade.

Vemos hoje no mundo inteiro a problemática da violência doméstica e da fuga à paternidade, são situações que geram sequelas para nossa sociedade, e que no final todos nós pagamos. Por isso, é muito importante como messiânicos aprofundarmos no pensamento, não só para falar, para explicar, mas para vivermos no nosso dia-a-dia. Pode ser assim?

Quero agradecer do fundo do coração pelo esforço de todos na expansão da Obra do Messias Meishu-Sama em Angola e por todo nosso querido Continente Africano. Ouvimos o relato da nossa querida Vice-presidente, que contou apenas algumas das actividades desenvolvidas, graças a Deus e ao Messias Meishu-Sama estamos a conseguir expandir a Obra Divina em todo o Continente Africano, através do Johrei, das actividades de limpeza, distribuição de flores, montagem das hortas e formação de praticantes da Agricultura e Alimentação Natural.  Tudo isso é muito gratificante porque são actividades essenciais para a Construção do Paraíso Terrestre. Quero aproveitar e pedir uma salva de palmas para os novos membros outorgados hoje. Sejam bem-vindos à família messiânica! Graças a Deus tiveram a permissão de receber o Ohikari e a foto do Messias Meishu-Sama. As pessoas que estão a participar da construção também receberam a Imagem de Kannon como lembrança.

E ouvimos a experiência hoje da irmã Alice, que foi encaminhada pela quimbandeira! É bom ouvirmos para lembrarmos sempre do valor do Johrei. Muitas vezes depois de muito tempo ministrando e recebendo Johrei, nos acostumamos com as graças, esquecemos quão valiosa é a permissão de poder ministrar e receber Johrei. Vemos pessoas com sofrimentos de vários anos e não conhecem Meishu-Sama, não conhecem o Johrei, e a experiência dela nos mostra que no final, a humanidade toda virá conhecer o Johrei!

Nós que já conhecemos o Johrei, não podemos menosprezar o seu valor, precisamos aprofundar na sua prática e levar para o maior número possível de pessoas.

Para os novos membros que receberam o Ohikari, hoje começa uma nova etapa na vida deles, não mais apenas recebendo, mas também canalizando a Luz do Supremo Deus. Procurem acumular experiências dando assistência, vendo a luz do Johrei transformar a vida das outras pessoas.  Principalmente, nessa fase de construção do nosso Solo Sagrado, todos vamos precisar abraçar como nunca a prática do Johrei, do encaminhamento de novos membros e dos donativos de gratidão e de construção.  Tudo começa com o Johrei, e por isso, no nosso dia-a-dia, a partir de casa, vamos praticar com a família, ministrar, receber e não ter vergonha de oferecer Johrei para quem não conhece. Vamos estender essa luz da salvação porque a humanidade está à espera disso há milhares de anos. Ouvimos o ensinamento em que Meishu-Sama respondeu quando perguntaram para Ele:

 Interlocutor: Fala-se sobre a soma de virtudes e sobre pessoas virtuosas, mas o que vem a ser virtude? E o que significa somar virtude oculta?

Meishu-Sama respondeu: Praticar acções úteis ao próximo e ao mundo torna-se virtude.

 Todos precisamos acumular virtudes no nosso dia-a-dia. No mês passado estudamos que: A causa dos nossos desejos não se realizarem é por causa das nossas máculas. E para eliminarmos essas máculas ou vai ser através do sofrimento, do acúmulo de virtudes ou através do contacto com a arte de alto nível. E nesse ensinamento, Meishu-Sama fala: praticar acções úteis ao próximo e ao mundo torna-se virtude, somar virtudes significa praticar inúmeras vezes essas acções. A melhor maneira de somar virtudes é ministrar Johrei e conduzir pessoas à fé Messiânica. Então, nós que temos o Ohikari, temos condição de aprofundar na melhor maneira de acumular virtude, ministrando Johrei e encaminhando as pessoas para que elas também se tornem ministrantes de Johrei. Nesse momento de transição do mundo, cada Johrei que estamos a ministrar não é só a pessoa que está à nossa frente que está a receber o Johrei! Sua família, seus Ancestrais e Antepassados recebem essa luz através dos elos espirituais também.

Os senhores ouviram a experiência de fé do nosso irmão? Não foi só a vida dele que mudou. Ele conta a mudança na família, das pessoas ligadas a ele; por isso é que é tão forte a prática de ministrar um Johrei. Quando você consegue fazer isso todos os dias, estás a ser utilizado por Deus e Meishu-Sama para mudar a vida de um número de pessoas e de Ancestrais que nós não temos noção, simplesmente por termos o Ohikari e podermos fazer isso, estender a nossa mão.

Estamos a nos preparar para o nosso Culto do Paraíso Terrestre no próximo dia 15 de Junho, fazendo essa preparação partindo do nosso interior, dos nossos lares, da limpeza nas ruas, da expansão da Agricultura e da flor.  Para prepararmos a atmosfera espiritual da África para esse novo ciclo que se inicia a partir de 15 de Junho, vamos aprofundar no Johrei e principalmente encaminhar e acompanhar pessoas. Já não podemos ter uma vida egocêntrica, centralizada só em nós, na nossa família! Precisamos nos preocupar realmente com a felicidade do próximo e do mundo, orando pelas pessoas próximas a nós e pela humanidade! Na prática, levando essa luz do Johrei para o maior número possível de pessoas, formando novos ministrantes de Johrei.

Essa dedicação é essencial para a construção do nosso primeiro Solo Sagrado em Cacuaco, para concretizarmos a Difusão Mundial do Johrei e dos ensinamentos do Messias Meishu-Sama.

Uma vez, conversando com o nosso saudoso presidente Reverendíssimo Watanabe, ele me falou: Claudio, o lugar que mais cresce é onde mais se ministra Johrei! Às vezes, você vai ministrar Johrei nessa pessoa, ela não virá para igreja agora ou até nem virá, mas por ela ter recebido Johrei, abre caminho para outras pessoas que têm afinidade com ela virem à igreja, começarem a frequentar e despertarem. Por isso, todos nós precisamos entrar na marcha do Johrei, nas quartas-feiras fazemos na sede, nas unidades, mas no dia-a-dia nas unidades religiosas, nas nossas casas e onde chegarmos, vamos levantar a mão, deixar a luz do Johrei despertar as pessoas.

Uma das experiências que a Ministra Tininha relatou hoje que achei muito marcante, é a do jovem que foi convidado pelos amigos para participar na limpeza do cemitério. Primeiro ele quis saber o que era a igreja, e depois que foi explicado, ficou muito tocado, pois ouvia tanta coisa absurda contra a nossa igreja, mas ali, viu que não é nada do que dizem, é algo diferente.

O que vai despertar a alma das pessoas, além das nossas palavras ditas com sinceridade, é a luz de Deus!  Vamos estender essa luz do Supremo Deus para o maior número possível de pessoas.

Nesse momento, com tantas situações difíceis e extremas acontecendo, as pessoas precisam sentir a presença de Deus através da luz do Johrei, através do milagre da Luz do Supremo Deus e do Messias Meishu-Sama!

Ao estudar o livro Reminiscências sobre Meishu-Sama, uma que achei bem interessante e gostaria de compartilhar com vocês é o relato 180. “As pinturas de Kannon estão vivas”.

Antigamente, quando Meishu-Sama fazia pinturas de Kannon, o que achava misterioso era o facto de, assim que ele concluía o rosto, somente essa parte sobressaia totalmente com uma coloração branca. Na época em que Meishu-Sama desenvolvia seu trabalho em Oomori, certa vez, o profissional que costumava emoldurar as pinturas do mestre recebeu a visita de um colega de profissão, durante a realização desse trabalho. O colega não conseguia tirar os olhos do rosto de Kannon e comentou: “O rosto dessa divindade só pode ter sido pintado com gofun, não é mesmo?”. Na época da fundação quando a igreja era dominada Dai Nippon Kannon Kai (Associação Kannon do Japão), e as pinturas entronizadas no altar das unidades religiosas eram unicamente as de Kannon, milagres notáveis se sucederam.

Inúmeras pessoas viram uma luz emanar nas pinturas. Houve quem dissesse ter visto Kannon sorrir, piscar os olhos, e até sair da imagem e caminhar alguns metros. Outros viram uma onda de luz tomar o andar térreo de uma casa que tinha pintura no primeiro andar e depois transformar-se em uma bela nuvem iluminada com cinco cores, que pairava no ar. Frequentemente ouvia-se o relato de milagres por parte das pessoas que, extasiadas, tomaram conhecimento de que os lares que entronizavam a imagem de Kannon, realmente, tornavam-se paradisíacos.

Certa vez na igreja de Omiya, uma pessoa que sofria de uma doença psíquica curou-se em três dias. Segundo seu relato, no instante que ela fez a reverência diante do altar, Kannon saiu da imagem, aproximou-se dela e ensinou-lhe várias coisas. A partir de então, ela recuperou sua consciência. Sem dúvida, tratava-se de um milagre inédito.

As divindades pintadas por Meishu-Sama são obras de arte do mais elevado nível e de perfeita combinação da trilogia Verdade-Bem-Belo. Creio que são obras que misteriosamente possuem vida. Confesso que, por vezes, fiquei tão intrigado a ponto de experimentar tocá-las.

O profissional que emoldurava as pinturas de Meishu Sama contou que, certa vez, precisou passar por cima de uma delas. Todavia, ficou surpreso e admirado quando, ao tentar passar o pé para o outro lado de uma das imagens, caiu e rolou como se tivesse sido arremessado.

Creio que as pinturas de Kannon feitas por Meishu-Sama realmente tinham vida.

Tudo que Meishu-Sama fez e colocou a mão gera Luz! Por isso, o Ohikari que usamos tem a imagem escrita por Meishu-Sama, e gera toda essa luz. As imagens da Luz Divinas, as caligrafias, as pinturas de Kannon, tudo com o objectivo de construir o mundo da grande luz, o Paraíso Terrestre que Jesus chamou de Reino dos Céus na Terra, Buda chamou de Mundo de Miroku, e nós chamamos de Paraíso Terrestre. Meishu-Sama veio para concretizar esse Paraíso Terrestre, e Ele concretiza esse paraíso através de cada um de nós messiânicos que teve sua vida transformada por Ele, pelo Johrei, pelos seus ensinamentos!

Nós não podemos nos acomodar em apenas achar que basta sermos protegidos, precisamos apreender o sentimento de Meishu-Sama de querer transformar a vida do maior número possível de pessoas!

Gostaria de pedir a todos que durante esse mês de Março vamos nos preocupar em encaminhar, acompanhar pessoas preparando essas pessoas para que elas possam estar connosco no Culto de Abril, e tenham a permissão de num futuro próximo, também receberem o Ohikari e começarem a ministrar Johrei. Essa é uma dedicação essencial para a construção do nosso Solo Sagrado, a concretização da difusão mundial do Johrei e dos ensinamentos do Messias Meishu-Sama!

Quando pedimos sinceramente permissão a Deus e Meishu-Sama para fazer isso, naturalmente vamos ter essa permissão junto com os nossos antepassados. Vamos sair da posição de receber de Deus, para podermos realmente servir a Deus, como seus representantes transformando a vida de outras pessoas!

Isso é o que gera mais luz para nós, para os nossos Ancestrais, Antepassados e para os nossos descendentes. Então, nesse mês de Março vamos nos empenhar no encaminhamento, no acompanhamento e debruçar mais do que nunca na dor das outras pessoas ensinando a elas a trilhar o caminho que Meishu-Sama nos ensinou!

É possível fazermos isso? Sim ou não?

É isso que eu queria passar para todos hoje, mais uma vez muito obrigado!

Boa missão e Feliz mês de Março a todos!

252 Views

Partilhar amor

Procura mais alguma coisa?

Relacionados:

Reminiscência do dia
Ensinamento | Estudo Diário