“As pessoas que lêem minuciosamente os meus Ensinamentos, vão aprofundando a sua sabedoria.”

(…) Há aqueles que, apesar de já terem ouvido muito sobre nossa Igreja, lido os Escritos Divinos e, até mesmo, ingressado na nossa religião, praticam a fé com um pensamento (sonen) não condizente com tudo isso. A cura torna-se demo rada e não ocorre de forma favorável. Ou seja, as pessoas que duvidam são curadas rapidamente, enquanto as que possuem fé demoram mais. Para esses casos, existe um motivo lógico.

Por mais que duvidem, isso é perdoável porque essas pessoas nada sabem. Não obstante, as que continuam hesitando, mesmo após terem presenciado os fatos, verão que nada ocorrerá como desejado. Analisando bem esses casos, notamos que estes estão perfeitamente de acordo com a lógica.

O tchieshokaku, a inteligência superior, faz com que a pessoa descubra e compreenda rapidamente a referida lógica. Isso significa que a [lógica] se reflete no espelho da alma; assim, se o espelho se encontra embaçado, o reflexo não será bom. Mantendo-o sempre polido, seu reflexo será nítido e, por esse motivo, a descoberta será rápida.

Em relação a isso, há um ponto na fé que, em geral, não recebe a importância devida, mas que é de suma relevância.

No budismo, Buda Sakyamuni”, por diversas vezes, cita a sabedoria. É a isso que me refiro. As pessoas que obtiveram certo grau de sabedoria são denominadas iluminadas (kakusha) e grandes iluminadas (daikakusha). Estas últimas são as mais elevadas.

Nesse sentido, Buda Sakyamuni afirmou que “Bossatsu é aquele que alcançou a Iluminação” e “Nyorai é o grande Iluminado”. Portanto, podemos concluir que a Iluminação é a própria sabedoria.

Há pessoas que conseguem perceber e descobrir as coisas rapidamente, uma vez que são iluminadas e possuem poucas nuvens espirituais. Dessa forma, o melhor meio para manter esse estado de poucas nuvens e de pureza do espelho da alma é a prática constante da leitura dos Escritos Divinos.

Ao ler os Escritos Divinos, os pontos que antes não se compreendiam claramente, passam a ser apreendidos na próxima leitura ou depois de algum tempo: “É isso!”; “Que maravilha!”; “Está tudo tão claro! Por que eu não conseguia compreender?” Isso se dá porque, na leitura anterior, o espírito estava nublado. Por conseguinte, à medida que as nuvens espirituais vão sendo eliminadas, a pessoa passa a compreender melhor.

Por Meishu-Sama, em 5 de dezembro de 1953

O Pão Nosso de Cada Dia pág. 168

192 Views

Partilhar amor

Procura mais alguma coisa?

Relacionados:

Ensinamento do dia
Reminiscência do dia
Ensinamento | Estudo Diário