Religião e Mandamentos

Assim como a política, as religiões também podem ter caráter liberal ou autoritário. A maioria das religiões tradicionais é do segundo tipo. Os inúmeros mandamentos que possuem, preconizando o que deve ou o que não deve ser feito, mostram que são opressoras, de caráter shojo3. Nossa religião, por sua vez, quase não tem mandamentos e é realmente liberal.

Os mandamentos da religião assemelham-se às leis da sociedade. O fato de o ser humano conter o mal por meio das leis não é o correto. Se o ser humano for realmente íntegro, esteja ele onde estiver, mesmo num local onde não vigorem leis reguladoras, jamais praticará o mal. Este é um verdadeiro ser humano.

Os mandamentos podem ser considerados as leis das religiões. Caso se consiga praticar corretamente a fé apenas por meio deles, é porque a fé não é verdadeira. Apesar dessa observação, sabemos que, no tempo dos povos primitivos, sendo a inteligência humana pouco desenvolvida, não havia condições de se compreender realmente a religião. Por conseguinte, foi necessário controlar o mal por meio de mandamentos.

Está claro, pois, que a religião de uma época de cultura elevada que avançar a ponto de levar o ser humano à verdadeira compreensão da Vontade Divina, não mais necessitará valer-se das punições chamadas mandamentos. Ela será, de fato, a religião capaz de construir o Paraíso Terrestre, o mundo de eterna paz.

17 de dezembro de 1949

Alicerce do Paraíso vol. 2

270 Views

Partilhar amor

Procura mais alguma coisa?

Relacionados:

Experiência de fé do dia
Reminiscência do dia
Ensinamento | Estudo Diário