Sermão

Como é do conhecimento de todos, desde os tempos antigos, sem nenhuma excepção, as religiões sempre se basearam em mandamentos, transmitindo os através de sermões. Na Igreja Messiânica, quase não se utiliza esse recurso, e os nossos membros sabem disso. Vou explicar isso, levando em conta que algumas pessoas têm dúvidas a esse respeito, e também, no caso de alguém perguntar aos membros, estes poderem dar os devidos esclarecimentos.

O objectivo da religião é fazer com que o ser humano se arrependa de seus erros, se modifique e passe a praticar o bem e, para tal, é necessário eliminar as nuvens espirituais da alma. Quando esta se torna pura, a pessoa deixa de praticar más ações, torna-se íntegra e passa a fazer o bem em prol do próximo e do mundo.

Os sermões são meios de purificar a alma através da audição, uma vez que os ensinamentos são ouvidos. Já a Bíblia, os sutras budistas e os ensinamentos da Oomoto e de várias religiões evidentemente são meios de purificação através da visão e do espírito da palavra. Nossa religião também se utiliza desses meios, mas os considera secundários, tendo o Johrei como seu principal meio de purificação.

Isto porque os métodos de purificação realizados por meio dos cinco sentidos são indiretos e, naturalmente, seus efeitos são limitados já que se visa atingir algo invisível, como a alma, através de meios materiais. O Johrei da nossa religião projeta a Luz espiritual diretamente na alma, purificando-a, e seu efeito, portanto, nem se compara ao dos métodos materiais. Isso também pode ser visto no que se refere às doenças. Mesmo aquelas que não são curadas após diversos tratamentos, são debeladas com facilidade e em curto espaço de tempo com o nosso método.

Assim sendo, como venho sempre dizendo, não somos uma religião, mas sim, uma ultrarreligião.

Religião, em japonês, significa “ensinamento do fundador” e tem por princípio salvar as pessoas através do ensinamento. Todavia, em nossa religião, conforme já afirmei, os ensinamentos são considerados segundo ou terceiro recursos, pois transformamos as pessoas em indivíduos do bem por meio do Johrei. Com ele, obtemos cem porcento de eficácia, poupando tempo e trabalho. Portanto, não seria exagero dizer que somos mais do que uma religião. Visto que não encontrei uma denominação apropriada, chamei-a Igreja Messiânica provisoriamente. Pelo fato de até hoje não ter existido uma salvação tão maravilhosa como essa, é inevitável que não exista um nome para ela. Creio que não há alternativa, senão chamá-la de “Luz da Salvação”.

25 de agosto de 1952
Alicerce do Paraíso vo. 1

() Título anterior: “Sermão, Johrei e felicidade” e desmembramento do texto.

247 Views

Partilhar amor

Procura mais alguma coisa?

Relacionados:

Experiência de fé do dia
Reminiscência do dia
Ensinamento | Estudo Diário