Assim como a política, as religiões também podem ter caráter liberal ou autoritário. A maioria das religiões tradicionais é do segundo tipo. Os inúmeros mandamentos que possuem, preconizando o que deve ou o que não deve ser feito, mostram que são opressoras, de caráter shojo(2) . Nossa religião, por sua vez, quase não tem
mandamentos e é realmente liberal.
Os mandamentos da religião assemelham-se às leis da sociedade. O fato de o ser humano conter o mal por meio
das leis não é o correto. Se o ser humano for realmente íntegro, esteja ele onde estiver, mesmo num local onde não vigorem leis reguladoras, jamais praticará o mal. Este é um verdadeiro ser humano.
Os mandamentos podem ser considerados as leis das religiões. Caso se consiga praticar corretamente a fé apenas por meio deles, é porque a fé não é verdadeira. Apesar dessa observação, sabemos que, no tempo dos povos primitivos, sendo a inteligência humana pouco desenvolvida, não havia condições de se compreender realmente a religião. Por conseguinte, foi necessário controlar o mal por meio de mandamentos.
Está claro, pois, que a religião de uma época de cultura elevada que avançar a ponto de levar o ser humano à verdadeira compreensão da Vontade Divina, não mais necessitará valer-se das punições chamadas mandamentos. Ela será, de fato, a religião capaz de construir o Paraíso Terrestre, o mundo de eterna paz.
17 de dezembro de 1949
Alicerce do Paraíso Vol.2 pág. 14
(2) Shojo: Neste caso, refere-se à religião de caráter fundamentalista, de preceitos rigorosos, que preza pelo bem-estar do indivíduo acima do bem-estar da sociedade.