Ciência e Arte

No mundo contemporâneo, pensa-se que tudo pode ser resolvido pela ciência. Entretanto, existem algumas questões importantes que ela não tem conseguido resolver, embora pareça que ninguém percebe isso. Quais são elas? São os assuntos relacionados à arte.

A pintura e as mais diversas expressões artísticas, como o artesanato, a literatura, a música, o cinema, o teatro, possuem algum teor científico, mas não é preciso dizer que boa parte deles está fundamentada na combinação de genialidade, inteligência, consciência e empenho. Todos sabem o quanto a arte é necessária à sociedade humana. Se ela não existisse, a vida seria insípida e monótona, como se estivéssemos presos em uma cela de pedra.

Por exemplo, sempre que caminho pela cidade, sinto que, se não houvesse lojas comerciais e de departamentos, residências e prédios, e se eu não pudesse ver o verde das árvores das ruas e dos jardins das casas, mas apenas uma só cor acinzentada e sombria, semelhante à da parede de um presídio, reta e contínua, talvez eu não suportaria andar sequer alguns quarteirões. A bela visão proporcionada pelo rico colorido das casas, pelas diferentes feições das pessoas que caminham, com sua maneira de se vestir e de andar, pela vistosa aparência dos jovens na moda, pelos idosos e pelas pessoas-  recém-chegadas do interior, tudo apresenta algo de interessante. Esses múltiplos aspectos é que despertam nosso interesse e nos permitem andar pelas ruas sem nos entediarmos. Quando nos distanciamos da cidade, podemos avistar, das janelas do autocarro ou do trem, as paisagens variadas – montanhas, rios, plantas, árvores e  plantações – o que nos distrai e nos tira do tédio. Além do mais, as mudanças que verificamos no clima nas quatro estações do ano enriquecem nosso sentimento. O mundo é realmente uma arte criada pela Natureza e pela mão do ser humano. É por isso que vale a pena viver.

Pensando dessa forma, creio que poderão concluir que até mesmo a ciência é uma parte da arte e exerce uma função coadjuvante. Assim, é por demais evidente que a arte tem uma ligação importante e inseparável com a vida do ser humano. Desse modo, a Igreja Messiânica dedica a ela grande interesse e a incentiva como nenhuma religião o fez até hoje.

Até mesmo na arte, existem níveis superior, intermediário e inferior. Quando ela é inferior, corre o perigo de contribuir para a decadência da pessoa, levando-a à degradação, motivo pelo qual é preciso muita cautela. Por esse motivo, a arte deve ser elevada, de tal maneira que aquele que se deleita com ela, melhora seu sentimento.

Apesar de minha afirmação, será que existe alguma organização que se encarrega disso? Desconheço a situação do exterior, mas no Japão, como todos sabem, ela é muito precária. Para suprir essa falha, nossa religião está construindo o protótipo do Paraíso Terrestre, do qual faz parte o Museu de Belas-Artes. A antiga frase: “A Religião é a mãe da Arte” exprime com exatidão essa realidade.

Jornal Eiko nº 154, 30 de Abril de 1952

Alicerce do Paraíso Vol. 5

270 Views

Partilhar amor

Procura mais alguma coisa?

Relacionados:

Ensinamento do dia
Reminiscência do dia
Ensinamento | Estudo Diário