O Ideograma Su

Eu sempre aconselho que se respeite a ordem, e o ideograma SU evidencia a ordem que provém de uma única palavra. Vamos analisá-la.

Os três traços horizontais da referida letra (三) significam respectivamente: Céu, ser humano e Terra; Sol, Lua e Terra; os números sagrados 5, 6 e 7; divino, espiritual e material. Esses traços são unidos por outro, vertical, que os atravessa no centro (王) e, acima de todos, há um traço (主). Esta é a ordem correta. Portanto, a Política, a Economia, a Educação, a Religião, a família, tudo deve seguir esta forma. Não obstante, até hoje, a maioria das coisas possuía os aspectos vertical e horizontal bem distintos. Como um grande exemplo disso, podemos dizer que os pensamentos oriental e ocidental eram totalmente desvinculados. Finalmente, chegou o momento de se cruzarem. Observemos que, no meio do ideograma SU, forma-se uma cruz: o traço de cima representa o Céu, e o de baixo, a Terra. Isso quer dizer que o mundo dos homens está no espaço entre o Céu e a Terra e, por essa razão, ele será unido em forma de cruz. E essa é a realidade do Paraíso Terrestre, ou seja, o Reino de Deus em forma de cruz. A palavra Deus [kami] tem o mesmo significado. Ka significa “fogo” e mi, “água”. O fogo queima verticalmente, e a água corre horizontalmente. A junção das duas sílabas resulta na palavra kami [Deus], cuja atuação é de união.

De acordo com o estudo do espírito da palavra, o termo em japonês hotoke [Buda] pode ser lido como hodokeru [“desatar”, “desfazer”], o que significa que Deus atará e unirá o mundo que se encontra “desfeito” e isso, não é senão, a grande transição. O sinal da cruz dos cristãos se refere a isso, a suástica budista (卍), com as hastes voltadas para o lado esquerdo, significando que, ao formar a cruz, ela começa a girar, apresentam o mesmo sentido.

Assim sendo, denota-se que em tudo devem existir os três níveis, caso contrário, nada dará certo. Os eixos central e vertical, que formam a cruz no meio desse ideograma (王), servem de apoio e unem firmemente a parte de cima com a de baixo. Isso significa que a classe média tem a função de harmonizar as outras duas classes, a alta e a baixa. Acima de tudo, ca o líder, que ocupa a posição mais alta.

Por conseguinte, tomando-se a forma do ideograma SU, tudo correrá bem, sem falhas. Assim, esse princípio vale tanto para a política como também para a gestão empresarial ou administração institucional, e a sua forma é a do Mundo de Miroku, que sempre preconizamos.

Colectânea Série Jikan, vol. 12, 30 de janeiro de 1950

Alicerce do Paraíso vol. 5

[1] Ideograma: símbolo gráfico utilizado para representar uma palavra ou conceito. Na língua japonesa, os ideogramas são chamados kanji, utilizados para representar uma ideia concreta ou abstrata.

[2] Título anterior: “A palavra ‘Su’”

186 Views

Partilhar amor

Procura mais alguma coisa?

Relacionados:

Ensinamento do dia
Reminiscência do dia
Ensinamento | Estudo Diário