Religião e Política

Apesar de haver uma estreita relação entre Religião e Política, é estranho que esse vínculo não tenha chamado a atenção até hoje. Na realidade, até o término da Segunda Guerra Mundial, a política, longe de apreciar a participação da religião, vivia oprimindo-a. Este fenómeno se fez notar em várias localidades, desde a antiguidade, e não foram poucas as religiões que quase foram extintas em consequência de intensas perseguições.

Por mais que a religião tente realizar seus objectivos, que são a construção de um mundo ideal e o aumento da felicidade da humanidade, é evidente que ela jamais atingirá essa meta se a política não for bem conduzida. Sendo assim, uma boa política requer políticos íntegros, os quais, para preencherem essa condição, devem ser dotados de espírito religioso. Penso que, daqui em diante, para a concretização de uma sociedade ideal, é preciso entrelaçar Religião e Política.

Desconheço a situação no exterior; mas, no Japão, noto que o maior ponto fraco dos políticos é incorrer na corrupção com facilidade. Pode-se dizer que a ocorrência disso se deve ao facto de eles serem políticos materialistas, que não possuem espírito religioso. Portanto, daqui em diante, é desejável a formação de políticos dotados de espírito religioso, pois só assim poderemos esperar um destino promissor para o nosso país.

No que se refere à construção do novo Japão, acho que é necessário cultivar, sobretudo, o espírito religioso nos políticos, para que seja realizada uma política embasada na religião.

Actualmente, o povo vive criticando, e com razão, a corrupção dos políticos, as fraudes eleitorais, o suborno dos funcionários do governo, a sonegação de impostos, a degradação dos educadores. Os próprios políticos e o povo, preocupados com a situação, buscam transformar essa sociedade atolada na corrupção, confiando apenas no poder da lei como meio de prevenir os crimes. Não obstante, isto está completamente fora do ponto, pois a causa dos crimes está na alma, localizada no interior do ser humano.

Tornar a referida alma pura é o método verdadeiramente eficaz. Estou convicto de que isso será possível somente por meio de uma fé verdadeira.

Colectânea Assuntos sobre Fé, 5 de Setembro de 1948

Alicerce do Paraíso vol. 5

85 Views

Partilhar amor

Procura mais alguma coisa?

Relacionados:

Ensinamento do dia
Reminiscência do dia
Ensinamento | Estudo Diário